armazenamento e distribuição de dados são temas importantes para aqueles que lidam com informações sobre os sistemas de computador. Hoje o que significa para um número crescente de pessoas. Muitos recorrem ao uso de pastas compartilhadas em suas redes para tornar os dados acessíveis a outros. Embora isto possa ser uma abordagem conveniente , uma série de desvantagens devem ser considerados . Segurança
A segurança da informação é uma preocupação primordial quando se trata de compartilhamento de pastas em uma rede. Dependendo da configuração da rede , pode ser possível para um usuário mal-intencionado para acessar arquivos sensíveis. Se você não definir as permissões da pasta corretamente , qualquer um pode acessar os dados. Você não deve confiar na premissa de que as pessoas não sabem que a pasta existe. Várias ferramentas estão disponíveis para encontrá-los. Mesmo se você definir as permissões adequadas, chapéu preto hackers que sabem como explorar vulnerabilidades de segurança será capaz de acessar os dados mais facilmente do que se você fosse para compartilhá-lo de outra forma , como através de um pen drive ou em um servidor FTP. Ao contrário de uma pasta compartilhada, um servidor de FTP remoto não é detectável se a sua rede está sob ataque.
Confiabilidade
confiabilidade dos dados é outro problema com que se preocupar . Se o computador que hospeda a pasta compartilhada ficar offline, nenhum dos arquivos neles contidos serão acessíveis . Da mesma forma, qualquer número de problemas de rede ou de conectividade irá impedi-lo de acessar esses arquivos. Tê-los em um servidor remoto em um centro de dados confiável é uma opção muito melhor, se eles não podem ser armazenados em sua máquina local.
Outra questão a considerar com qualquer tipo de armazenamento remoto , incluindo pastas compartilhadas , é o possibilidade de corrupção de dados como o arquivo está sendo transferido do local remoto. Se a integridade dos dados é importante, considere armazenar dados em uma unidade local.
Velocidade
Transferir arquivos de um computador remoto para o seu próprio envolve o envio de um pedido , baixar o arquivo, gravar o arquivo para a unidade e , em seguida, ter seu computador ler o arquivo de sua unidade para abri-lo . Mesmo se você tiver uma conexão de rede relativamente rápido, esse processo leva muito mais tempo do que simplesmente abrir o arquivo a partir de uma fonte local. Repetidamente acessar arquivos desta forma pode também criar problemas de congestionamento na rede. Se o seu motivo para usar uma pasta compartilhada é que os arquivos contidos nele são muito grandes para armazenamento local , considere a queima desses arquivos em um CD ou DVD, ou copiá-los para um disco rígido externo .