No modelo cliente-servidor de computação , as tarefas são distribuídas entre um prestador de serviço, chamado de servidor , e um solicitante do serviço , ou cliente. O modelo cliente-servidor foi amplamente utilizado nos primórdios da computação , quando o acesso a computadores mainframe foi fornecido por terminais burros . Mais recentemente , o modelo cliente - servidor provou ser crucial para o desenvolvimento da Internet . Existem vários modelos de interação cliente-servidor, com a principal diferença é a quantidade de trabalho realizado em cada lado. Thin Clients
Um thin client é um dispositivo que não tem recursos para funcionar de forma independente de um servidor. Thin clients se conectar à rede , capturar a entrada do usuário e enviá-lo para o servidor, onde a maior parte do processamento ocorrerá. Este modelo era popular por volta de 1970 , quando terminais burros foram usados para acessar mainframes poderosas. Hoje , os navegadores da Web pode ser visto como thin clients que se conectam a servidores web.
Clientes Fat
A contrapartida de um thin client é um cliente de espessura, também conhecido como fat client ou um cliente rico. Clientes de gordura tem poder de computação suficiente para funcionar independente do servidor, com grande parte dos dados e as aplicações armazenadas localmente . A conexão com o servidor ainda é necessário para executar algumas funções. Clientes grossas pode ser exemplificado por plataformas de jogos para vários jogadores : O cliente tem a capacidade de rodar jogos a solo e realiza o trabalho computacionalmente cara de tornar o mundo , enquanto o servidor mantém o controle do estado do mundo compartilhado durante as sessões multijogador
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Servos
Como poder de processamento torna-se mais acessível e de banda larga mais onipresente , existem computadores poderosos o suficiente para agir como servidores, ainda barato o suficiente para ser usado como clientes. Isso levou ao surgimento do modelo de "servo" no início de 2000 , onde um computador é visto como um servidor por alguns dos seus pares e como um cliente por outros. O conceito de um servo, desenvolvido pelos criadores da rede Gnutella , permite a construção de redes descentralizadas peer- to-peer que , ao contrário dos modelos mais tradicionais cliente-servidor , não têm nenhum ponto único de falha .