IEC 61850 é um método de automação em subestações de fornecimento de electricidade . Os protocolos visam definir mensagens e controles para Dispositivos Eletrônicos Inteligentes ( IEDs ) , que monitoram e executam esses subestações. História
A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) criou uma comissão de trabalho para padronizar protocolos para dispositivos de automação de subestações em 1995. Os protocolos são de responsabilidade do Comitê Técnico do IEC 57 ( TC57 ) . Os padrões são definidos em 17 partes .
Função
Os protocolos visam padronizar a comunicação entre os dispositivos utilizados em subestações . Isso faz com que a concorrência entre os fornecedores possíveis , porque os compradores não estão presos por incompatibilidade em um sistema proprietário .
Características
Os protocolos de definir a arquitetura de comunicação , a linguagem de mensagens e padrões de teste . Os componentes do protocolo são mergulhados em uma pilha com software de comunicação na parte inferior e normas relacionadas ao dispositivo no topo. As definições incluem um sistema de mensagens baseado no protocolo Especificação Fabricação de Mensagens. Sistemas de armazenamento de dados também estão incluídas nas especificações.