Um protocolo é simplesmente o processo de comunicação entre dois dispositivos eletrônicos em qualquer rede . Um protocolo realmente define como a comunicação ocorre e como os dados são transferidos de um local para outro. O mundo das redes de computadores utiliza uma série de protocolos de rede para controle diferente e tarefas de compartilhamento de dados , entre eles , há uma categoria chamada protocolos de rede avançadas. Há muitos protocolos de rede avançadas, que basicamente trabalham no back-end de redes de computadores para executar operações de gerenciamento de rede necessários. Além disso, estes protocolos são destinadas a melhorar o desempenho de uma rede de computadores em termos de capacidade do cliente , gerenciamento de compartilhamento de dados , comunicações de rede externa e funcionalidade geral. BGP
BGP ( protocolo de gateway fronteira) é um protocolo de rede avançada que é usado para o gerenciamento de dispositivos externos de roteamento (ou , simplesmente, gateways ) em uma rede de computadores. O objectivo destas gateways é servir como pontos intermédios ou junções entre diferentes redes interconectadas entre si. Desta forma, BGP, enquanto controlam vários gateways , é realmente supervisionar as interconexões entre várias redes . Além disso, os usuários conectados em redes BGP- supervisionados não são capazes de configurá-lo em suas estações de trabalho (ou computadores) .
RIP
RIP ( o protocolo de roteamento de informação) é um protocolo de roteamento avançado usado em redes de computadores de todos os tamanhos . O termo " encaminhamento " refere-se ao processo de selecção de um caminho de rede a partir de um nó para outro . A este respeito , RIP serve como um protocolo de identificação de caminho, que localiza e armazena informações sobre os caminhos mais curtos entre dois pontos finais da rede (por exemplo , computadores, roteadores e switches) . Este protocolo tem sido cada vez mais substituída pela irmã protocolos como OSPF ( Open Shortest Path First ) e IS-IS (Sistema de Intermediate Intermediate System ), que oferecem serviços de roteamento mais dinâmicas e robustas.
< Br > DHCP
DHCP ( dynamic Host Configuration Protocol ) é um protocolo de rede avançada que permite que os computadores cliente em uma rede a ser registrado , configurados e monitorados automaticamente em um local de rede centralizado chamado de servidor DHCP. Este protocolo é uma versão transformada de seus antecessores , ou seja, RARP (protocolo de resolução de endereço reverso ) e BOOTP ( protocolo de inicialização ) . Em um ambiente de rede normal, DHCP atribui computadores clientes com (internet protocol) endereços IP , registra-os com gateways externos e lhes permite compartilhar dados em parâmetros específicos dentro de redes de computadores.
SNMP
SNMP ( simple Network Management Protocol ) é um protocolo de gerenciamento de rede que é usado para controlar e supervisionar um grupo específico de elementos de rede interligados entre si através de um local centralizado. Este protocolo de rede avançada é útil com as tarefas de administração de rede , que requerem acompanhamento contínuo de informações sobre atividades dos computadores clientes. SNMP executa todas as operações de fiscalização e monitoramento em colaboração com um programa de software denominado como " agente", que é instalado em cada computador cliente na rede. Este programa ( desta forma ) envia mensagens baseados em UDP ( User Datagram Protocol ) para o servidor , sobre o qual o ambiente supervisão SNMP mantém coletando as informações fornecidas a ele.
RTP
< br >
RTP ( protocolo de transporte em tempo real ) é um protocolo de rede que é usado para transferir dados de áudio /vídeo através de redes interconectadas. Este protocolo é conhecido por sua robustez na transferência de pacotes de dados (em comparação com outros protocolos como TCP e UDP ) e é implantado extensivamente em aplicações de dados de rede, como vídeo on-line e conferência de voz. As operações da RTP de transferência de dados são controlados pelo Protocolo irmã, RTCP ( protocolo de controle de transporte em tempo real ), que também é um protocolo de rede avançada.