" Adaptive Routing" é outro nome para roteamento dinâmico. Uma característica distintiva do roteamento adaptativo é que , se um caminho selecionado ser bloqueado, os roteadores que se aproximam desse link remapear o caminho para encontrar uma rota alternativa . Isso pode envolver muita processamento para recalcular um caminho predeterminado. No entanto, os protocolos de roteamento adaptativos manter as coisas simples . Não há rota pré-determinado ; rota do pacote de dados só é definido para o próximo roteador no caminho. Cada roteador faz a sua própria decisão sobre onde o próximo caminho deve ser e não faz nenhuma decisão sobre quaisquer outros saltos. Roteamento Dinâmico
algoritmos Dynamic- roteamento preparar para a tarefa de encaminhar pacotes . Eles compilar uma tabela de possíveis rotas para um destino e encomendá-los pela distância , a direção , o número de links no caminho eo rendimento de cada linha individual. Com esta informação armazenada, o roteador está pronto para um pacote que chega . Ela já tem a melhor rota preparado e encaminha o pacote de dados para o roteador vizinho que é o primeiro salto no caminho. Não passar instruções sobre o caminho que decidiu foi o melhor , ele simplesmente repassa o pacote de dados , juntamente com o endereço do seu destino. O próximo roteador , em seguida, toma uma decisão, com base em sua própria base de conhecimento , onde melhor para enviar o pacote seguinte.
O exemplo mais claro de roteamento adaptativo Link State Routing
se enquadra na categoria de roteamento link- State . Algoritmos de roteamento link-state prioritize possíveis rotas para um destino , tendo em conta o desempenho de cada link em uma transmissão anterior. Se uma ligação falhar, os roteadores que alimentam esse caminho anote a falha e rebaixá-lo em suas tabelas de classificação .
Route Propagação
Um novo router sinaliza sua presença para os seus vizinhos imediatos , roteadores ao qual está ligado por um cabo , mas não se comunica mais. Os roteadores vizinhos responder enviando cópias de suas tabelas de roteamento , eo novo roteador , em seguida, compila a sua própria tabela de roteamento a partir deles. Todos os roteadores enviam periodicamente suas tabelas de roteamento para seus vizinhos, que ajustam suas tabelas de roteamento com as informações atualizadas e por sua vez transmitem suas tabelas atualizadas para seus vizinhos. Por este método , os routers de todo o mundo descobrir o outro . No entanto, esta informação pode rapidamente tornar-se desatualizado , um link pode falhar em uma rota antes de um pacote chegou ao seu destino final. É por isso que os roteadores não escrever a rota completa para cada pacote.
Exemplos
O Open Shortest Path First ( OSPF ) protocolo e do Sistema de Intermediate Intermediate System (IS -IS) protocolo são os dois protocolos link-state mais populares para redes cabeadas. As redes sem fio apresentam um problema para o encaminhamento , no entanto quase todos os protocolos de roteamento para redes sem fio são adaptáveis . Sempre que os nós individuais numa rede são controlados de forma independente , não se sabe quando um ponto num trajecto serão movidos , ou desligado . Por esta razão, a rede sem fio precisa gravar vários caminhos para um destino. Um nó na rede tem de mudar rapidamente seus rankings de roteamento quando um nó seguinte hop favorecido subitamente desaparece.