Os Diagnóstico de Bordo Europeu ( EOBD ) protocolos de diagnóstico são linguagens para sistemas de gerenciamento de motor de automóvel EOBD . Estes sistemas são obrigatórios em toda a União Europeia para a gestão das emissões do motor. Eles são uma exigência para todos os carros com motor a gasolina com peso inferior a 2,5 toneladas vendidas desde 01 de janeiro de 2001 e diesel carros vendidos desde 1 º de janeiro de 2004. Os requisitos incluem um soquete que dá acesso a sistemas de monitoramento chamado de diagnóstico EOBD Connector. Há cinco EOBD protocolos além da especificação para o conector. EOBD diagnóstico Connector
O conector é conhecido pela abreviatura DLC , que está para Data Link Connector e também é designado pelo código do protocolo J1962 . O DLC tem 16 pinos em duas filas de oito . Nem todos os pinos têm uma finalidade especificada no protocolo EOBD , mas são deixados para uso por implementações de fornecedores. Pino 2 é chamado de Bus J1850 + , que é onde o protocolo de cinco linguagem apresenta dados .
Pulso variável Largura
J1850 VPW é uma especificação de linguagem para transportar dados sobre o pino J1850 no DLC . Além de pino 2 , VPW usa pinos 4 e 16 para bateria e pino 5 para o terra de sinal . Os protocolos de linguagem pode ser duplex , que tem uma entrada e saída do canal de comunicações de dados , mas VPW utiliza apenas um canal no qual os dados passam em ambas as direcções . Este protocolo foi preferido pela General Motors e Chrysler.
Pulse Width Modulation
J1850 PWM usa pinos 2 e 10 para comunicação bidirecional . Pinos 4 e 16 são usados para energia da bateria eo pino 5 é usado para a terra do sinal . Este protocolo foi preferido pela Ford para seus carros de motor de combustível.
ISO
ISO significa International Standards Organization . O nome completo deste protocolo é ISO 9141-2 . A maioria dos fabricantes europeus e asiáticos usaram este padrão. Ele não usa o ônibus J1850 para transmitir dados . Em vez disso, envia dados sobre o pino 7 e, opcionalmente, também pino 15 . Estes são chamados de " K-line " e " L -line . " Tal como acontece com outros protocolos EOBD , a energia da bateria passa através dos pinos 4 e 16 e pino 5 é usado para a terra do sinal .
KWP2000
ISO 14320 KWP2000 é outro padrão usado pelos fabricantes europeus e asiáticos. KWP significa o Protocolo de palavra-chave. O uso de pino KWP2000 é o mesmo que é utilizado para a ISO 9141-2 .
Controlador Area Network
A norma 15765 CAN ISO tornou-se obrigatório a partir de 2008 para todos implementações EOBD . O CAN Bus foi desenvolvido pela Bosch em meados de 1990 . Foi implementado em muitos modelos de carro , mas não foi aprovado para EOBD até 2003. Até então , os outros quatro padrões aprovados tinha que ser utilizado pelos fabricantes de automóveis . Isso deu um desempenho mais lento na leitura de dados de diagnóstico. O CAN Bus conecta componentes controlados por computador em um carro e assim já previa um caminho para diagnósticos de relatórios e entrega de dados mais rápida do que as outras normas . PODE dados são acessados através dos pinos 6 e 14 do DLC . Energia da bateria pinos 4 e 16 de transporte e pino 5 dá a terra do sinal .