QinQ também é conhecido como Q-in- Q , VLANs empilhadas e provedor ponte. É uma alteração dos padrões de rede Ethernet IEEE e IEEE 802.1Q -1998 . Ao contrário IEEE 802.1Q , QinQ permite inserir vários cabeçalhos de VLAN em um único frame Ethernet . Através do uso de duas ou mais cabeçalhos de VLAN , você pode empregar várias instâncias de serviços de MAC para os usuários de uma rede de área local sem ponte indivíduos que têm de interagir uns com os outros , e com a cooperação mínima necessária entre os usuários eo serviço MAC . O Uso de Metro Ethernet Protocolos
O uso de dois ou mais cabeçalhos de VLAN dentro de um único frame Ethernet permite a implementação de topologias de rede Metro Ethernet. QinQ utiliza protocolos de Metro Ethernet para alcançar vários cabeçalhos VLAN dentro de um quadro Ethernet . Metro Ethernet , também chamada de Metro Area Networking ou MAN , é uma combinação de Ethernet convencional e Synchronous Digital Hierarchy , ou SDH . Esta combinação é mais efetivamente implementado em redes onde uma infra-estrutura já está em vigor , o que pode ajudar a gerenciar a largura de banda quando o tráfego flutua.
Duas Tagging e Tag Stacking
QinQ faz uso de vários cabeçalhos de VLAN , que são chamados VLAN tags ou simplesmente conhecidos como tags. Dentro de um quadro Ethernet , várias marcas são combinados para permitir a atribuição segura de VLAN IDs em subinterfaces encapsulando cada ID dentro de um indivíduo prestador de serviços designado ID VLAN para cada usuário. Isso evita que ID sobreposição e mantém o tráfego de usuários individuais de tornar-se mista. Quando duas tags são utilizados, eles são conhecidos como o ID VLAN exterior e interior ID VLAN.
Como tags são numerados
Tag 1 , a marca externa , está mais próximo do cabeçalho Ethernet . Tag 2 , a etiqueta interna , está mais próximo da porção de carga da estrutura . Essa convenção de nomenclatura se relaciona com a função de cada tag, mas não determina a ordem em que são adicionados os tags. Em quadros com mais de duas tags , as tags são numerados sequencialmente de 1, e aparecem de forma contígua a partir do cabeçalho Ethernet de carga útil.
Como várias tags são empilhadas dentro de um quadro
O primeiro cabeçalho 0,1 Q é de 4 bytes de comprimento. Ele é adicionado a um untagged frame Ethernet II , inserindo primeiro a marca de 4 bytes entre o endereço MAC de origem do quadro untagged e seu campo EtherType . EtherType do cabeçalho está definido para 0x8100 . Isso identifica dados específicos como um tag de VLAN . 12 bits são utilizados para a VLAN ID . Os outros bits são preenchidos de acordo com as necessidades específicas da interface em que a aplicação de etiquetas ocorre .
Um segundo marcador é inserido na frente da primeira marca , mais perto do cabeçalho Ethernet , entre o endereço de origem do MAC ea primeira tag. Esta tag é atribuído um EtherType de 0x8100 por padrão, mas a tag dispositivo impondo pode ser configurado para um EtherType diferente. Como com o primeiro tag , de 12 bits são utilizados para a VLAN ID e o resto variar de acordo com as necessidades . Tags são inseridas entre o cabeçalho Ethernet e as marcas anteriores.