O Simple Network Management Protocol ( SNMP) foi originalmente concebido para gerir os dispositivos de rede , como roteadores e switches. Os três componentes que compõem a arquitetura SNMP são: gestores, agentes e MIBs . Gestores de lidar com os dados provenientes de agentes. MIBs , ou Management Information Bases , permitir que um gerente para traduzir os dados provenientes dos agentes. SNMPv3 é a versão mais atual do protocolo . Acrescentou segurança para o protocolo como o uso de SNMP foi além de dispositivos de rede e para o gerenciamento de servidores , computadores e outras partes de uma rede. Onde SNMP vem de
O protocolo subjacente para SNMP é o TCP /IP. O Internet Engineering Task Force (IETF) publicado RFC 1157 , recomendando que o TCP /IP de rede é gerível . SNMP foi um dos dois protocolos considerados para este requisito. O outro protocolo foi o Common Management Information Protocol sobre TCP /IP ( CMOT ) . CMOT , no entanto, foi somente em forma de projecto , em 1990, quando SNMP foi selecionado.
Como funciona SNMP
Quando um administrador precisa para executar qualquer tipo de gestão em uma rede dispositivo , ele usa um aplicativo de gerenciamento de "GET" ou "SET" variáveis no dispositivo usando usando SNMP. Comandos de permitir que o usuário para recuperar informações sobre o dispositivo, enquanto comandos SET permite que o usuário configurar o dispositivo. Dispositivos também poderia enviar armadilhas para as estações de gerenciamento .
Segurança SNMP
SNMP versão 1 tinha pouca segurança incorporadas ao protocolo . Se alguém sabia a string da comunidade para um dispositivo de rede , eles poderiam recuperar informações sobre o dispositivo e configurá-lo , mesmo que eles não estavam autorizados a fazê-lo. SNMP v3 adicionado autenticação de usuário e criptografia para o protocolo para aumentar a segurança e impedir que hackers mal uso de um dispositivo .
Quais são MIBs ?
O IETF define o padrão para a criação de MIBs que aplicativos de gerenciamento SNMP usam armadilhas para traduzir a partir de dispositivos , e enviar os comandos corretos obter e definir quando gerenciá-los . IETF RFC 1213 define o conteúdo ea sintaxe de uma MIB para manter a consistência entre os fabricantes de dispositivos.