? Ciberterroristas aponta para derrubar as redes de computadores que alimentam de transporte do país , os sistemas financeiros e de defesa , tais como controle de tráfego aéreo , telecomunicações e outros ativos importantes. Se levada a cabo com sucesso , um ataque de ciberterrorismo poderia interromper as operações do governo , acabar com as comunicações , trazer serviços de transporte a um impasse e causar perdas financeiras por aleijar uma bolsa de valores . Background Fotografia de
Não existe consenso generalizado quanto à definição de terrorismo cibernético . Em depoimento perante um painel especial de supervisão sobre terrorismo , professor de ciência da computação da Universidade de Georgetown Dorothy Denning descrito ciberterrorismo como a " convergência de terrorismo e ciberespaço". Cyberterrorism significa atos ilegais e ameaças de ataques contra redes de computadores para forçar os governos a tomar medidas que mais determinados objetivos sociais ou políticos . Para se qualificar como ciberterrorismo , o ataque deve resultar em violência contra pessoas ou bens, de acordo com Dunning . Ataques que levam a acidentes de avião , a contaminação do abastecimento de água e perdas econômicas severas , por exemplo, seria considerado o ciberterrorismo .
Piores cenários
Em 2002, ZDNet citou vários cenários de pior caso de ciberterrorismo que poderiam afetar os Estados Unidos . Um invasor pode , por exemplo, fazer com que várias colisões de comboios , assumindo sistema de controle de uma pequena operação ferroviária . Ciberterroristas também pode usar a Internet para invadir os sistemas de abastecimento público de água de controle e poluir a água . Um terrorista cibernético pode causar uma escassez de energia em todo o país por perturbar os sistemas de computação que controlam o comércio de energia . Um ataque semelhante poderia ter como alvo os sistemas financeiros do país e criar o caos suficiente para levar os mercados financeiros a uma paralisação .
Considerações
O risco real de um ataque de ciberterrorismo contra os Estados Unidos permanece discutível , dado o nível de segurança usado pela maioria das principais redes de computadores. Em 2002, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, divulgou um relatório mostrando que seria difícil para um grupo cyberterrorist para assumir as redes de computadores controlando ativos importantes de infra-estrutura a partir do exterior do país. O relatório observou que um grupo cyberterrorist precisaria encontrar vulnerabilidades nos fornecedores de electricidade mais de 3.000 públicas e privadas para interromper fornecimento de energia do país. O relatório também observou que um ataque de ciberterrorismo só pode ser eficaz se fosse coordenada com um ataque físico .
De Cyber Threat
Em dezembro de 2006 , o Departamento de Homeland EUA Segurança advertiu que a organização terrorista global da Al-Qaeda pode estar planejando um ataque contra mercado de ações on-line norte-americana e sistemas bancários. No entanto, a partir de 2011 , tal ataque ocorreu. A Emergency Readiness Equipe EUA Computer , a entidade responsável por proteger a infra-estrutura de Internet do país comumente conhecido como US- CERT , disse que continua a monitorar ameaças ciberterrorismo .