Um firewall não é exclusivo ou inerentemente de hardware do computador *. Embora um firewall * possa * ser implementado em hardware (um dispositivo dedicado), é mais preciso dizer que é um sistema de segurança baseado em software Isso pode ser executado em hardware ou software.
A confusão surge porque:
*
Firewalls de hardware existem: Estes são dispositivos físicos, como um roteador com recursos de firewall embutidos, que atuam como uma barreira entre uma rede e a Internet. Eles processam o tráfego de rede de acordo com as regras predefinidas.
*
firewalls de software são comuns: Esses são programas de software instalados em computadores, servidores ou mesmo em máquinas virtuais (VMs) que executam a mesma função de filtragem. Eles não precisam de um dispositivo físico separado.
Portanto, chamar um firewall de "hardware de computador" é uma simplificação excessiva e imprecisa em muitos casos. É melhor descrito como um sistema de segurança que * pode ser implementado * usando hardware, software ou uma combinação de ambos.