Existem centenas de formatos ou protocolos de redes de computadores, cada um projetado para uma finalidade específica. Alguns dos protocolos mais comuns incluem:
-
Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) :TCP é um protocolo confiável e orientado a conexão que garante que os dados sejam entregues na ordem correta e sem erros. É usado para aplicativos que exigem comunicação confiável, como navegação na web e e-mail.
-
Protocolo de Internet (IP) :IP é um protocolo sem conexão que define o formato dos pacotes enviados por uma rede. É usado por todos os dispositivos conectados à internet.
-
Protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) :HTTP é o protocolo usado para comunicação entre navegadores e servidores web. Define como os dados são formatados e transferidos quando você acessa um site.
-
Protocolo de transferência de arquivos (FTP) :FTP é usado para transferir arquivos entre computadores em uma rede. É um protocolo confiável que garante que os arquivos sejam transferidos com precisão.
-
Protocolo Simples de Transferência de Correio (SMTP) :SMTP é o protocolo usado para envio de e-mails. Ele define como as mensagens de email são formatadas e enviadas entre servidores de email.
-
Telnet :Telnet é um protocolo usado para login remoto em um computador. Ele permite que os usuários acessem uma interface de linha de comando (CLI) em um computador remoto e executem comandos.
-
Shell seguro (SSH) :SSH é um protocolo seguro usado para login remoto em um computador. Ele fornece comunicação criptografada entre o cliente e o servidor, garantindo que os dados sejam protegidos contra espionagem.
-
Sistema de Nomes de Domínio (DNS) :DNS é um protocolo usado para traduzir nomes de domínio, como www.google.com, em endereços IP, que são os endereços reais usados para localizar computadores na Internet.
Esses são apenas alguns dos muitos protocolos de rede usados no mundo moderno. Cada protocolo serve um propósito específico e todos trabalham juntos para nos permitir comunicar e compartilhar informações através de redes.