O número da porta de destino é usado pela camada de transporte (camada 4:a camada que fornece comunicação ponta a ponta) do host de origem para identificar o processo, ou mais especificamente a aplicação/serviço, no host receptor que deve receber o dados.
Cada porta recebe um número exclusivo de 16 bits ou um nome bem conhecido pelo sistema. Por exemplo, a porta número 80 é conhecida por ser a porta usada pelo serviço HTTP (Hypertext Transfer Protocol), enquanto a porta número 21 é conhecida por ser usada pelo serviço FTP (File Transfer Protocol).
Quando uma aplicação/serviço em um host inicia uma comunicação da camada de transporte (por exemplo, um navegador abre uma conexão para buscar uma página HTML de um servidor web), sua pilha de protocolos da camada de transporte criará um pacote de dados que inclui o endereço do host de destino, seu próprio endereço. endereço e o número da porta de destino.
Quando este pacote chegar ao host receptor, sua camada de transporte verificará o cabeçalho do pacote e encaminhará os dados para a porta identificada. O aplicativo/serviço que escuta nessa porta processará os dados recebidos.