empresário norte-americano Stephen Lawton primeiro cunhou o termo " intranet " no artigo de 1995 " Crescimento de combustível Intranets de ferramentas de acesso à Internet . " Ele usou a nova palavra para descrever redes particulares online que permitem que funcionários de uma empresa de se comunicar virtualmente e ao mesmo tempo manter as informações compartilhadas longe do público em geral. Seja ou não usuários da intranet tem acesso à Internet, as empresas devem implementar várias estratégias para combater problemas de segurança e proteger o fluxo de comunicações electrónicas. Se for bem sucedido , os funcionários podem interagir livremente e em segurança em um ambiente informatizado seguro. Firewalls
Firewalls fornecer um nível básico de protecção exigido para intranets , ajudando a garantir que os computadores só autorizados possam acessá-lo e bloquear os computadores que não têm a devida permissão . A tecnologia geralmente toma a forma de um software ou um computador dedicado , ambos os quais são programados para agir como uma barreira virtual entre a intranet ea Internet , permitindo ou impedindo a entrada da Internet para a intranet , onde apropriado. Consolidando essa funcionalidade em um único lugar, o firewall, torna muito mais fácil para os administradores para monitorar o tráfego de entrada e saída e gerir problemas de acesso , tais como ataques de hackers, quando eles ocorrem.
Virtual Private Networks < br >
Firewalls salvaguardar uma intranet de acesso não autorizado por aqueles na Internet fora do firewall. Uma Rede Privada Virtual (VPN), por outro lado , fornece uma maneira para que os funcionários se conectem com segurança à intranet quando acontece de estar na Internet fora do firewall , como quando eles estão trabalhando a partir de casa ou de outro local remoto.
para fornecer acesso , VPNs permitem que computadores remotos para se conectar à intranet através de uma rede pública , como a Internet, em vez de usar linhas alugadas ou de propriedade mais caros destinado a uma única empresa. Quando emparelhado com , forte criptografia efectiva e nos padrões de autenticação, VPNs ajudar as empresas a poupar dinheiro ao mesmo tempo proteger seus dados confidenciais.
Encryption
Criptografia é o processo de renderização comunicações baseadas em texto em um código secreto para que eles não podem ser entendidos sem acesso ao sistema de codificação usado, o que também é necessário para decifrar as mensagens. Criptografia de confiança é mais necessária em ambientes de acesso remoto para impedir que estranhos interceptar informações confidenciais da empresa . Os dois principais tipos de sistemas criptográficos elaboradas para atingir esse objetivo , quer empregar uma chave secreta , também chamada de chave privada ou simétrica , ou uma chave pública. As chaves são o mesmo que um código matemático secreto para mensagens de codificação e decodificação , e ambos os tipos podem ser combinados.
No caso de chaves secretas , os computadores de envio e recebimento usam a mesma chave compartilhada para descriptografar e criptografar dados . Para manter a segurança , todos os computadores devem ter a chave na mão, porque enviá-la via pública , Internet sem criptografia não é uma opção .
Criptografia de chave pública resolve o problema de transmissão de dados sobre uma rede não segura , permitindo que qualquer e todos os computadores para acessar a chave pública do computador receptor , que é mantida em um servidor público . O computador receptor descriptografa mensagens com uma chave secreta associada só ele sabe . Usado corretamente , os dois tipos de criptografia pode garantir a integridade dos dados compartilhados através de uma intranet.
Autenticação
Authentication permite que os usuários para provar a sua identidade , a fim de ter acesso a a intranet. Senhas - códigos secretos entrou para a verificação - são o método mais comum de estabelecer a identidade de alguém . No entanto, um certificado digital - um documento eletrônico que integra a chave pública do titular e outras informações pessoais com a chave privada da autoridade de certificação como uma assinatura digital - oferece um alto nível de confiabilidade, pois ele não pode ser adivinhado e então usado indevidamente por pessoas não autorizadas . Ambos os tipos de autenticação de ajuda para garantir que somente pessoas autorizadas podem ganhar entrada para a intranet.
Considerações
Firewalls, VPNs , criptografia e autenticação de trabalho em conjunto para proteger uma intranet e dar aos usuários autorizados a paz de espírito para trabalhar como de forma colaborativa e produtiva possível . No entanto, mesmo com as melhores medidas de segurança no local , os administradores devem sempre manter-se vigilante para reconhecer e prevenir intrusos de acessar ou atacar a rede privada. Computadores e software só pode fazê-lo muito , razão pela qual os benefícios de segurança de uma intranet são tão bons e confiáveis quanto os humanos que monitoram a intranet.