Networking, e especialmente a Internet, permite que dados sejam enviados ou através de cabos ou transmitidos por ondas de rádio . Esta tecnologia apresenta problemas para a confidencialidade. A segurança dos dados é executada por protocolos criptografados. Função
criptografados (ou criptografia ) protocolos de definir um método de alterar os dados para torná-lo incompreensível para qualquer intruso . O destinatário dos dados deve ser capaz de converter os dados recebidos de volta em informações significativas . Este processo requer um conjunto comum de procedimentos e uma fórmula para transformar dados em uma mensagem criptografada e para convertê-lo de volta.
Características
aplicações em rede muitas vezes envolvem dois computadores que não teve contato anterior. Não é possível , para cada já a conhecer a " chave " para o protocolo criptografado . Uma " chave " é uma variável utilizada no processo de criptografia . Sem esta chave, será impossível de decifrar a mensagem , mesmo que a fórmula de criptografia é conhecido. Distribuição de chaves é um fator importante de protocolos criptografados.
Exemplo
O protocolo criptografado mais utilizado é o Transport Layer Security (TLS) protocolo . Este é o sistema de segurança por trás das HTTPS ( Hypertext Transfer Protocol Secure ) . TLS inclui um método de distribuição de chaves , por meio de certificados de validação , bem como métodos de encriptação.