O Protocolo Zero- conhecimento é um método usado para autenticação. O cliente tem de provar que sabe a senha correta , sem passar nenhuma informação sobre essa senha para o servidor de autenticação . Este é um método para evitar o envio de uma palavra-passe através de uma rede que pode ser detectado por terceiros . Características
Zero- Knowledge protocolo é proposta como um método de troca de chaves públicas , para a criação de assinaturas digitais ou para a proteção do dinheiro digital em cartões inteligentes . É mais do que outros métodos de autenticação demorado, mas também mais difícil de quebrar .
Prova
Um exemplo de um sistema de Zero- Knowledge foi concebido por Jean- Jacques Quisquater . Peggy conhece uma palavra secreta para abrir uma porta em um túnel circular. Ela vai até a porta que pode ser alcançado e voltou a partir por dois ramos na caverna : A e B. Victor fica na entrada do túnel e gritos que ramo ele quer que ela volte por . Se ele grita A e ela retorna por A em seguida, ela entra por A e esperou que lado da porta , ou ela entrou por B e abriu a porta para voltar por A. A chance de ela ficar um golpe de sorte é reduzido por um elevado número de repetições do teste.
Significado
Zero- conhecimento exige a prova de conhecimento de um fato sem compartilhar qualquer desse fato. A investigação no domínio concentra no desenvolvimento de outros cenários de prova. Um avanço na teoria é cenários multi- Prover , onde há , para usar o exemplo acima , muitas pessoas nomeadas Peggy .