Uma Rede Privada Virtual (VPN) é um método de transporte de dados privados através de um meio público , como a Internet . Normalmente , o software especial tem de ser instalado no computador de ligação para criar um VPN . Este não é o caso com WebVPN , que é acessado através de um navegador web. Método
Uma Rede Privada Virtual proporciona o tipo de segurança que se espera em uma rede privada , enquanto o transporte de tráfego ao longo de um meio compartilhado como a Internet. Esta privacidade é criado por "tunelamento ". O processo de tunelamento envolve criptografar os pacotes de uma conexão , incluindo os cabeçalhos dos pacotes . Isso desativa a capacidade do cabeçalho para encaminhar os pacotes para o destino , e por isso os pacotes criptografados são então " encapsulado ". Isso significa que todo o pacote é colocado na carga útil de outro pacote.
Protocolos
O sistema de encriptação mais amplamente disponível embutido em cada browser é Transport Layer Security (TLS ) . Este protocolo substituiu o Secure Socket Layer ( SSL) e é muitas vezes referido como SSL. WebVPN usa TLS para criptografar os pacotes de uma mensagem tunelled . O protocolo de transporte padrão para navegadores da Web é o Hypertext Transfer Protocol (HTTP) e assim o tráfego WebVPN é transportado por esse protocolo.
Exemplos
"VPN " e " WebVPN " são termos genéricos. No entanto , a Cisco Systems produz um sistema chamado WebVPN , que é também chama " Clientless SSL VPN. "