A legalidade de espionar alguém que usa seu computador pessoal depende muito do que você está espiando e * como * você está fazendo isso. Não há resposta única.
É ilegal se:
*
você está interceptando suas comunicações sem o consentimento deles: Isso inclui ler seus e -mails, ouvir suas chamadas telefônicas ou acessar suas mensagens on -line sem autorização. Isso geralmente viola leis de escutas escutas e leis de privacidade. As leis específicas variam de acordo com a jurisdição (estado e país).
*
você está acessando seus sistemas de computador sem autorização: O acesso ao computador de alguém sem permissão para instalar spyware, keyloggers ou outro software de monitoramento é um crime grave, geralmente classificado como hackers ou acesso não autorizado.
*
você está gravando sem o consentimento deles em lugares onde eles têm uma expectativa razoável de privacidade: Isso se aplica à gravação de vídeo ou áudio. A legalidade de gravar alguém sem o seu consentimento varia amplamente por local, às vezes até dependendo de onde a gravação ocorre (por exemplo, público versus privado).
*
Você está usando as informações obtidas para fins ilegais: Mesmo se você obtiver informações através de meios questionáveis que não são estritamente ilegais em si mesmos, usar essas informações para cometer um crime (por exemplo, roubo de identidade, chantagem) seria uma ofensa grave e separada.
* Não é * necessariamente ilegal se:
*
você está monitorando a atividade on -line de seu próprio filho (com advertências): O software de monitoramento dos pais é frequentemente usado para proteger as crianças, mas a extensão em que isso é aceitável varia e depende da idade da criança e das especificidades do monitoramento. O monitoramento excessivamente invasivo pode ser visto negativamente por aplicação da lei ou serviços de proteção à criança.
*
Você tem permissão explícita do indivíduo: Se alguém lhe dar permissão para monitorar suas atividades, geralmente é legal, embora mais tarde possa retirar essa permissão.
Em suma, se você está pensando em espionar alguém usando seu computador, a resposta é quase certamente "não". Os riscos de repercussões legais são significativos. Se você estiver preocupado com o comportamento de alguém, considere mais abordagens éticas e legais, como conversar diretamente com elas ou buscar conselhos de um profissional.