Os dois principais métodos para criptografar o tráfego de rede na web são:
1. Este é o método dominante. O TLS/SSL cria uma conexão criptografada entre um navegador da Web e um servidor da Web. Ele garante que os dados trocados entre eles (incluindo informações confidenciais como senhas e detalhes do cartão de crédito) estejam protegidos contra a espionagem e adulteração. O HTTPS usa TLS/SSL.
2.
VPN (Rede Privada Virtual): Uma VPN cria um túnel criptografado pela Internet pública. Todo o tráfego que passa pela VPN é criptografado, independentemente do protocolo (HTTP, HTTPS, etc.). Isso oferece um nível mais alto de privacidade e segurança, principalmente ao usar Wi-Fi público ou acessar redes em que você não confia completamente, pois protege seu tráfego mesmo antes de chegar ao próprio site.
Enquanto criptografam o tráfego, eles o fazem em diferentes camadas e para fins diferentes. O TLS/SSL protege a comunicação entre um cliente e um servidor específico, enquanto uma VPN protege todo o tráfego do seu dispositivo para a Internet. Muitos usuários utilizam ambos para segurança aprimorada.