Os parâmetros Z (parâmetros de impedância) são particularmente adequados para analisar conexões em série de redes porque representam diretamente as relações de impedância dentro da rede. Aqui está o porquê:
*
As impedâncias da série Adicionar diretamente: Em uma conexão em série, a impedância total é simplesmente a soma das impedâncias individuais. A representação do parâmetro z reflete inerentemente essa propriedade aditiva. A impedância vista em uma porta é uma função direta da tensão aplicada a essa porta e à corrente nessa porta. Quando você conecta redes em série, a corrente é a mesma através de ambos, simplificando a análise usando parâmetros z.
*
impedância de circuito aberto: Os parâmetros Z são definidos em termos de medições de impedância de circuito aberto. Quando duas redes estão conectadas em série, é relativamente simples determinar os parâmetros Z gerais, considerando como a impedância de circuito aberto de cada rede afeta o todo. Você está essencialmente adicionando os respectivos componentes de impedância com base em seus parâmetros de circuito aberto.
*
Representação da matriz: A representação do parâmetro z usa uma matriz que simplifica o cálculo para redes de séries em cascata. Embora não sejam estritamente adicionais, as manipulações da matriz geralmente são muito mais fáceis do que aplicar outras abordagens de circuitos equivalentes.
Vamos ilustrar com um exemplo simples. Considere duas redes de duas portas com parâmetros Z [Z
1 ] e [Z 2 ]. Quando conectado em série, os parâmetros z resultantes [z
[Z t ] =[Z 1 ] + [Z 2 ]
Essa simplicidade não é espelhada ao usar outros conjuntos de parâmetros (como parâmetros y ou parâmetros H) para conexões em série. Esses conjuntos de parâmetros exigiriam fórmulas de transformação mais complexas para determinar os parâmetros gerais de rede. Portanto, os parâmetros Z fornecem uma maneira mais direta e eficiente de analisar as conexões em série.