Para uma empresa que genuinamente * não * precisa de segurança do computador (uma situação muito rara e incomum!), Uma rede simples
ponto a ponto (P2P) seria suficiente. Isso ocorre porque a principal função de arquiteturas de rede mais complexas, como o cliente-servidor ou as redes de domínio, é a segurança e o gerenciamento centralizado.
No entanto, é crucial entender os riscos inerentes de operar sem segurança. Mesmo que uma empresa acredite que não possui dados confidenciais ou nenhuma necessidade de proteção, existem vulnerabilidades e podem ser exploradas, levando a perda de dados, tempo de inatividade ou infecção por malware. Essa falta de segurança também pode abrir a empresa para passivos legais, dependendo de seu setor e localização.
Portanto, embora tecnicamente uma rede P2P seja a opção mais simples, aconselhar fortemente contra ela, a menos que não haja absolutamente nenhum dados ou sistema de valor. Mesmo nesse cenário extremamente improvável, é aconselhável implementar * as medidas de segurança básicas *, como usar senhas fortes e atualizar regularmente o software. O custo e a complexidade das medidas de segurança superam bastante o risco de negligenciá -las.