Os drivers de dispositivo precisam acessar o hardware diretamente e isso não pode ser fornecido pelo modo de usuário ou pelos aplicativos. Para permitir essa interação direta, a maioria dos sistemas operacionais fornece um mecanismo ou abstração para que drivers de dispositivos sejam executados em ambientes de execução privilegiados, como o modo kernel ou anel 0 (para plataformas Intel com arquitetura x86 e x64).
Um driver de janela se preocupa especificamente em gerenciar e desenhar o conteúdo visível (janelas e qualquer coisa desenhada para elas, bem como animações) para sua exibição na tela (monitores conectados). Para executar operações diretamente relacionadas aos componentes gráficos dentro de uma CPU, como buffers gráficos em unidades de processamento gráfico integradas de CPU gráficas dedicadas ou compartilhadas, e para interagir com o agendador do sistema operacional dentro de sua abstração de gerenciamento de tarefas/agendadores (chamados de processos/threads no Windows como um sistema operacional de referência aqui) o driver de dispositivo para gerenciar janelas/gráficos precisará ser executado no ambiente de execução privilegiado em que o próprio sistema operacional está executando/gerenciando:o anel 0 ou modo kernel.