Linux , a alternativa UNIX disponíveis gratuitamente projetado para rodar em computadores pessoais , tornou-se uma escolha popular para os usuários que desejam estabelecer um servidor em uma rede doméstica . Como o sistema operacional é barato (e muitas vezes gratuito), inerentemente rede capaz e estável , que oferece muitas das qualidades desejáveis em um servidor de rede . Instruções
1
Selecione um computador. Embora os requisitos gerais do sistema para o Linux são relativamente leves , a capacidade do servidor para lidar com múltiplas conexões podem ser diretamente correlacionada com o desempenho do computador . Por este motivo , as redes de tamanho moderado ( os constituídos por três a cinco computadores ) pode funcionar com um computador típico de varejo disponíveis em qualquer loja de informática ou cadeia varejista de desconto . Grandes redes podem exigir um computador mais potente para lidar com muitas conexões simultâneas . Para a maioria das redes , um computador com pelo menos 512 megabytes de memória de acesso aleatório (RAM) , um processador de 2,0 gigahertz ou mais rápido, uma placa de rede e um grande disco rígido ( 500 megabytes ou maior) devem ser suficientes.
2
Instalar Linux. Se você não tiver instalado o sistema operacional Linux em seu servidor , faça o download do pacote de instalação a partir de um dos sites mais populares distribuições Linux , como Mandriva , Debian, Ubuntu ou Fedora. Siga as instruções de instalação específicas para o seu pacote escolhido, prestando muita atenção a todos os passos de configuração específicas da rede . Se a sua distribuição Linux perguntará se você deseja permitir conexões FTP , Telnet ou outra rede , selecione a opção de ativar esses recursos.
3
Ligue o computador Linux para sua rede doméstica. Conecte fisicamente o servidor Linux para sua rede conectando um cabo Ethernet entre a placa de rede do computador e uma porta de rede disponível em seu roteador. Acesse a configuração de rede no computador seguindo as instruções para a instalação do Linux, e definir o endereço IP da máquina para "Static " , com o endereço 192.168.0.254 ( usuários avançados com a configuração da rede privada diferente pode ajustar este endereço se necessário); próximo , fornecer o endereço de sub-rede 255.255.255.0. Se a configuração requer um endereço de gateway, você pode usar o endereço do seu roteador de rede ou, se você não quer que esta máquina para acessar a Internet, preencher o endereço do gateway com o 123.123.123.1 números.
4
Adicionar usuários ao seu servidor Linux. Para que os usuários mapear o servidor Linux como uma unidade ou servidor de aplicativos em seus computadores, eles vão precisar de um nome de usuário e senha para acessar a máquina Linux. Configure os usuários de acordo com as instruções fornecidas com a sua distribuição Linux específica e não se esqueça que esses usuários tenham acesso a todos os diretórios reservadas para o armazenamento de arquivos de rede. Você também pode aplicar restrições de acesso à rede para cada usuário , se necessário.
5
Habilitar a funcionalidade do aplicativo de rede no seu servidor Linux. Se a sua distribuição Linux não configurar aplicativos de rede, como FTP e Telnet , durante o processo de instalação, habilitar esses serviços a partir de seu painel de controle Linux. Você pode escolher quais serviços você quer que seu servidor Linux para oferecer , mas não se esqueça de ativar os serviços críticos, como FTP (que permite a transferência de arquivos do Mac e outros computadores Linux ) , Samba (que permite a transferência de arquivos de computadores Windows ) e Remote Desktop /VNC (o que permite que outros usuários para ver a área de trabalho do servidor Linux e executar aplicativos ) .
6
Mapear o servidor a partir de outros computadores em sua rede. Se os usuários estão usando computadores Mac ou Linux , eles podem facilmente mapear o servidor Linux utilizando técnicas de mapeamento padrão (em um computador Mac , por exemplo, basta clicar em " Go" , em seguida " Conectar ao Servidor" , em seguida, navegue até o seu servidor Linux recém-configurado ) . De computadores Windows, clique direito em " Meu Computador", clique em " Mapear unidade de rede " e completar o endereço ou o dispositivo nome do servidor . Se o seu computador com o Windows não é capaz de se conectar ao servidor , verifique se a máquina Linux está aceitando conexões Samba recebidas. Uma vez que esses usuários estão conectados ao servidor, o servidor Linux rede doméstica está ativo.