Um sistema operacional de rede gerencia e processa os pedidos de computadores em uma rede. Ele permite acesso aos componentes centralizados de hardware (como uma impressora ou um scanner ), dados e outros documentos que residem no servidor, e fornece recursos para acessar dados de redes externas , como a Internet. Um sistema operacional de rede consegue fazer -in restrições , autenticação, serviços de backup , armazenamento de dados e gerenciamento do sistema , fornecendo suporte para portas de hardware . Os dois principais tipos de sistemas operacionais de rede são peer-to -peer e sistemas operacionais de rede cliente /servidor. Gerenciamento centralizado versus não- Gerenciamento Centralizado
Um sistema operacional de peer-to -peer rede não tiver um servidor centralizado. Computadores ligados através de um peer- to-peer partilha de recursos de rede que residem em seus sistemas individuais. No sistema de gerenciamento centralizado existente autentica os usuários ou gerencia o compartilhamento de arquivos e armazenamento .
Um sistema operacional de rede cliente /servidor envolve clientes e servidores dedicados. A estação de trabalho do servidor atua como um sistema de gerenciamento centralizado , que armazena arquivos e processa os pedidos de estações de trabalho cliente . O servidor gerencia as solicitações do cliente e determina que pedido para permitir e quando aplicar restrições.
Usabilidade e Despesa
Administrador tipicamente instalar redes peer-to -peer em pequenas empresas ou em casas, onde os usuários precisam interagir com o outro. Menos caro para configurar do que as opções não- centralizadas , que não requer a instalação de hardware do servidor dedicado ou software de segurança do servidor caro. No entanto , as redes peer- to-peer não oferecem nenhuma segurança de dados ou de proteção contra ameaças externas (tais como vírus e hackers ) .
Redes cliente /servidor pode suportar em qualquer lugar de algumas dezenas a algumas centenas de milhares de usuários. Eles oferecem medidas de segurança complexas , garantindo os dados que residem em seus terminais permanece protegido contra as ameaças internas e externas . As redes cliente /servidor são caros para configurar e gerenciar , pois eles necessitam de sistemas de hardware e software de alta qualidade e um ou mais operadores de rede qualificados para garantir o bom funcionamento dos processos .
Poder e flexibilidade
redes peer- to-peer oferecer alcance e desempenho em comparação com redes cliente /servidor limitado, embora possam ser úteis para amarrar juntos usuários e recursos em uma rede de área local ( LAN) como de forma rápida e fácil possível. A rede cliente /servidor fornece maior desempenho e poderoso de gerenciamento de dados . Ele permite que cheques centralizadas de segurança, opções de recuperação , periféricos caros , melhor a integridade dos dados e sistemas de gerenciamento de arquivos. O servidor tem flexibilidade suficiente para suportar vários tipos de plataformas , sistemas e software operacional do cliente , como o UNIX , NetWare , Macintosh , Windows NT e Windows 98. A rede cliente /servidor permite aos usuários acessar o servidor remotamente , ao contrário de uma rede peer-to -peer , que requer o acesso dentro de um escritório ou de uma casa.