Uma rede de computadores (local area network , ou rede de área ampla ) é uma combinação de computadores , cabos e outros periféricos com a finalidade de dados e /ou partilha de recursos . A disposição física de uma rede é referido como a sua topologia . Existem vários tipos de topologias físicas , cada um com vantagens e desvantagens distintas . As topologias mais comumente usados incluem o barramento , estrela, anel e anel topologias com fio de estrelas. A topologia em anel com fio - estrela, ou uma topologia hub, é uma combinação das topologias em estrela e anel, incluindo as suas vantagens. Ela combina a disposição física da topologia em estrela ( onde cada rede periférica , tal como um computador , está ligada a um cubo comum ) e utiliza o método de topologia em anel de transferência de dados ( dados são transmitidos à volta de toda a rede de um círculo , que passa através cada computador antes de chegar a seu destino ) . Fácil Instalação , Manutenção e Resolução de Problemas
É fácil de adicionar estações de trabalho e periféricos adicionais em uma topologia em anel com fio de estrelas. Uma vez que todos os nós estão ligados individualmente ao cubo central , e não interferem com a operação de cada um dos outros, adição ou remoção de um dispositivo a partir de qualquer nó não afecta o funcionamento da rede . Um nó com defeito ou dispositivo é fácil de desligar e remover a partir da rede sem afetar o anel .
Suporte Cabo Flexível
Uma rede anel com fio - estrela é capaz de suportar uma gama mais ampla de cabos de ligação que as outras topologias . Ele suporta cabeamento de fibra ótica , par trançado blindado (STP) e cabos par trançado sem blindagem (UTP) . O tipo de cabo utilizado depende dos requisitos de tamanho e de segurança de rede.
Maior tolerância a falhas e confiabilidade
A topologia em anel com fio estrelas proporciona maior culpa de dados tolerância do que a topologia em estrela . Transmissão de dados é recebida, interpretada e transmitida pela hub central. Cada ponto de acesso na rede não se comporta como um nó de encaminhamento (ou um repetidor ), tornando a transferência de dados possível , com menos erros de transmissão. Depois os dados são recebidos e interpretados pelo hub , ele é encaminhado para o próximo nó seqüencial na rede , o que , em seguida, prossegue com a transferência de dados. Se um nó na rede está com defeito, desligado ou tem um erro de cabeamento , o hub ignora automaticamente que determinado porto e encaminha os dados para o próximo nó . Isso aumenta a confiabilidade da rede , garantindo a transferência de dados não é afetado de forma alguma por falhas de rede.