? Maioria das redes domésticas e de pequenas redes são configurados como conexões peer- to-peer , ou seja, os computadores podem acessar os arquivos do outro. Para redes maiores , um computador específico --- conhecido como um servidor --- lojas a maioria dos arquivos e concluir a maioria das tarefas que os outros computadores --- ou "clientes" --- nos solicitou. Um servidor web completa funções semelhantes em uma escala muito maior , proporcionando o acesso muitas vezes em todo o mundo para clientes remotos. Redes cliente-servidor
Em ambientes de rede com mais de 10 computadores , de acordo com TechSoup.com , um sistema peer-to -peer tende a diminuir todos os computadores envolvidos. Neste caso, um servidor dedicado irá melhorar o desempenho ao manipular rapidamente as tarefas que os clientes estão solicitando . Os servidores são basicamente computadores centralizados que proporcionam maior velocidade , backup e segurança de dados.
Server Software /Hardware
Qualquer computador pode ser usado como um servidor, TechSoup.com diz , mas o equipamento projetado especificamente para a tarefa será muito mais eficaz. Servidores normalmente têm maior capacidade de memória RAM, a capacidade de suportar vários processadores, a entrada ea saída rápida , back-up fontes de alimentação e discos rígidos , placas de rede rápidos e drives " hot-swap ", que pode ser ligado enquanto o servidor está em execução. Servidores especializados vêm com sistemas operacionais de rede (NOS) e aplicações que vão desde e-mail e fax programas de programas de acesso remoto.
Servidores Web
Além de o hardware e software necessários de um servidor, um computador servidor web deve ter um protocolo permanente à Internet (IP) para que possa ser localizado e acessado a qualquer momento. O programa servidor web é o software usado pelo computador do servidor web para interagir com os clientes. De acordo com WebDevelopersNotes.com , "Apache" é o programa de servidor web mais popular porque ele pode ser usado no Linux /Unix , Mac e sistemas operacionais Windows. Quando um cliente solicita um site , o navegador da web localiza o endereço IP e permite o acesso ao arquivo no servidor web. O navegador exibe o site ou página no cliente.
Protocolos Internet comuns
Há conjuntos específicos de instruções de um cliente ou navegador deve seguir para interagir com um servidor . Como WebDevelopersNotes.com explica , estes são conhecidos como " protocolos ". Os ficheiros transferidos de uma máquina para outra empregar o protocolo de transferência de arquivos (FTP). Os e-mails geralmente usam simples protocolo de transporte de correio (SMTP). O protocolo comum para páginas web e os arquivos contidos dentro deles é o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP). A World Wide Web traz esses e outros protocolos em conjunto para que eles possam ser acessados a partir de um navegador web.
Arquitetura cliente-servidor Modelos
Existem várias maneiras que o cliente e servidor web pode interagir. Um modelo de arquitetura cliente-servidor comum é a linguagem de marcação de hipertexto estática (HTML) do modelo, em que o navegador encontra e exibe um arquivo simples , imutável do servidor. Quando os arquivos mais complexos devem ser convertidos e interagir de forma dinâmica com o navegador, o Common Gateway Interface (CGI) modelo de script ou o modelo de script do lado do servidor são usados.