protocolos de roteamento internos são mais comumente conhecido como " protocolos de roteamento de interiores. " Um protocolo de roteamento interior funciona dentro de um " Sistema Autônomo " (AS) . Um AS é uma rede privada . Um exterior rotas protocolo de roteamento entre as redes privadas. Características
dentro de um sistema autônomo, todos os roteadores devem seguir a mesma língua, de modo que cada rede vai usar um protocolo de roteamento. No entanto, existem muitos protocolos de roteamento para escolher. Os protocolos de roteamento se dividem em duas grandes categorias: reativas e proativas . Um protocolo reativo vai inundar a rede com pacotes de solicitação de caminho à procura de uma rota quando se tem dados para enviar . Um protocolo pró-ativo mantém uma base de dados de potenciais rotas para que esteja pronto quando os dados precisam ser enviados .
Operações
protocolos pró-ativas são mais amplamente utilizados . Estes se dividem em duas categorias: " . Estaduais Link" " Distance- Vector " e Um protocolo de vetor de distância escolhe uma rota com base no número de links que irá atravessar. Um protocolo de estado de link altera os rankings de caminhos em seu banco de dados quando recebe feedback que um link falhou.
Exemplos
" Routing Information Protocol" ( RIP) é um algoritmo de roteamento Distance- Vector. O " Open Shortest Path First " (protocolo OSPF ) eo "Sistema de Intermediate Intermediate System " Protocol ( IS-IS) são exemplos de algoritmos link-state .