O nome do serviço NetBIOS ( NBNS ) é um protocolo legado , substituído por muitas funções do DNS. NetBIOS é geralmente usado apenas em redes locais , porque ele não escala bem passado algumas dezenas de estações de trabalho. Em vastas redes TCP /IP , DNS é muito mais versátil e útil . O protocolo NBNS é também conhecido como Windows Internet Name Service (WINS) em sistemas Windows. Geral
NBNS é um protocolo de nível de apresentação que usa a porta UDP /TCP 137. Raramente usa TCP, mas, teoricamente , ele pode. É parte das NetBIOS sobre TCP /IP pacote (NBT ), que é um antecedente análogo de DNS. O pacote NBT ainda é usado em uma capacidade limitada para garantir a compatibilidade com hardware pré- Windows 2000.
Função
NBNS /WINS recolhe e compila informações sobre nomes de NetBIOS sobre uma rede particular. Ele reúne essas informações em um banco de dados que podem ser referenciados por estações de trabalho . Como o DNS, ele associa endereços IP com nomes de host para que os seres humanos podem distinguir mais facilmente entre as estações de trabalho . Para funcionar com protocolos modernos como Dynamic Host Configuration Protocol ( DHCP) , informações sobre nomes de host devem ser replicadas para se manter precisa.
Por obsoleta?
NBNS /WINS é não- hierárquica , tornando-se difícil distinguir entre gestão , servidores e estações de trabalho do usuário. A capacidade de criar grupos de usuários e políticas de grupo é possível, em estruturas hierárquicas , por exemplo. O sistema de replicação de envio /pull cria sobrecarga notável , que tem um efeito sobre a largura de banda da rede. Um computador WINS /NBNS que já está autenticado pode registrar qualquer nome que quiser, quantas vezes quiser , sem a permissão de um administrador. Isso torná-lo facilmente explorável.