Compartilhamento de arquivos e impressoras é um protocolo Windows que permite que os computadores para acessar recursos em outros computadores dentro da mesma rede Microsoft. Ele é ativado por padrão para todas as redes locais e redes privadas virtuais , mas precisa ser ativada manualmente para conexões dial -up. Propriedades
O protocolo de compartilhamento de impressora e pode ser habilitado nas propriedades de rede de área local. Uma caixa de seleção ao lado mostra se ele está ativado ou desativado. Ele usa os números de porta 445 e 139 para comunicação em rede . Para redes atrás de um firewall, esses números de porta deve ser permitida para os computadores para acessar recursos na rede.
Advantage
Com este protocolo ativado, os arquivos se tornam mais fáceis de acesso e copiar entre computadores. Além disso, ele economiza espaço e dinheiro, porque uma impressora é acessível a muitos computadores na rede , em vez da necessidade de comprar e instalar uma impressora para cada computador.
Desvantagem
O principal problema de permitir compartilhamento de arquivos e impressoras , especialmente se ele está habilitado manualmente através de uma conexão dial-up, é que ele é acessível a todos. Enquanto as redes de escritório têm maior segurança , redes domésticas são menos seguras e quem compartilha o mesmo fornecedor de serviços de Internet corre o risco de ter seus arquivos inadvertidamente compartilhados.