Enquanto as grandes empresas exigem redes sofisticadas, com infra-estrutura complexa e caros pessoal de suporte técnico , é possível para uma pequena empresa a empregar uma rede peer-to -peer , economizando a despesa da rede mais complexa configurações . Há, no entanto , algumas limitações inerentes às redes peer- to- peer , mas se sua empresa se enquadra nas limitações de tamanho , pode ser a solução certa para você. Windows Vista faz um bom trabalho de apoio às redes peer- to-peer para a direita fora da caixa. O que é uma rede Peer- to-Peer ?
Uma rede peer-to -peer é simplesmente uma rede sem servidor central designado. Cada computador na rede é igual às outras e podem partilhar os seus recursos com outros computadores na rede , incluindo arquivos e impressoras. Em contraste , uma rede cliente - servidor não possui , pelo menos, um servidor central que gere ficheiros e impressoras , bem como o fornecimento de serviços de apoio para os dados armazenados no servidor . Vista permite que você configure cada computador para atribuir automaticamente um endereço IP com base no que ele descobre na rede , reduzindo dores de cabeça de configuração.
Vantagens de Peer- to-Peer Networks
uma rede peer-to -peer é menos complexo do que uma rede baseada em servidor e é menos caro. Uma vez configurado , cabe aos usuários individuais para compartilhar arquivos e impressoras. Por exemplo, se um arquivo ou pasta é usada por mais de um usuário , ele deve ser designado como " compartilhada ". Compartilhamento pode ser garantido por senha de acesso para que um nível de segurança adequado é mantida, e somente usuários autorizados podem ler ou atualizar a pasta ou arquivo compartilhado. Windows Vista faz um bom trabalho de facilitar o compartilhamento de arquivos e impressora através do " Centro de Rede e Compartilhamento " diálogos. Outra vantagem é uma rede peer-to -peer normalmente pode funcionar bem com um hub de rede simples , em vez de um interruptor mais caro, devido ao baixo volume de tráfego da rede.
Desvantagens de Peer -to-Peer Networks
por definição, uma rede peer-to -peer exige que os usuários individuais para gerir os recursos que residem em ou estão ligados a seus computadores. Isso requer um certo nível de entendimento de compartilhamento de arquivo e impressão , bem como as implicações de segurança . Se os usuários são computador-savvy , isso não deve ser um problema, mas se a pessoa encarregada do computador com os recursos mais comuns é tecnicamente desafiado , algum treinamento está em ordem. Mais uma vez , o Windows Vista faz isso um pouco intuitiva através dos mencionados anteriormente " Network and Sharing Center " diálogos.
Aspectos de Segurança de Peer- to-Peer Networks
peer- to-peer pode ser configurado como redes com ou sem fio , dependendo da necessidade de flexibilidade e do orçamento disponível. Uma rede com fio é mais caro para configurar, mas é inerentemente mais segura do que uma rede sem fio. Precauções extras, como criptografia de dados estão em ordem para garantir uma rede peer-to -peer sem fios. Windows Vista suporta criptografia forte WPA2 para redes sem fio muito bem.
Limitações de tamanho de Peer- to-Peer Networks
o limite de tamanho aceito para redes peer-to -peer é normalmente considerado como sendo cerca de 10 computadores . Além desse número, o desempenho da rede vai começar a degradar -se rapidamente, e infra-estrutura adicional será necessária, como um servidor e um switch de rede em vez de um hub simples. No entanto , desde que a rede é menos de 10 computadores , e que o volume de tráfego não é excessivo, uma rede Windows Vista peer-to -peer deve atender às necessidades da sua empresa também.