Cliente- servidor é o método tradicional de comunicação entre dois computadores através de uma rede , ou entre dois programas no mesmo computador. O cliente inicia o contato para solicitar um recurso. O servidor afirma que recursos e entrega-lo para o cliente em resposta ao pedido do cliente. O conceito de arquitetura cliente-servidor " two-tier " é normalmente discutido no contexto de aplicações de banco de dados. Aplicações de banco de dados
bancos de dados são formados e manipulados em uma variedade de planos. Um exemplo é uma lista ligada, ou outro é uma tabela . O banco de dados relacional é hoje a forma mais comum de estrutura de banco de dados encontrado na computação hoje. Isso mantém os dados em tabelas que podem ser ligados entre si e unidos em um campo comum . Th tabela relacional é consultado por operandos booleanos contidos em Structured Query Language. Em ambientes de negócios, é habitual para centralizar o banco de dados e conceder acesso de outros computadores na rede. Se o aplicativo acessando o banco de dados é residente no mesmo computador que o banco de dados, isso não é considerado um sistema de dois níveis em termos de rede, embora o software se comporta de uma maneira ou de dois de três camadas , porque a formatação dos dados resultantes de aplicação é um cliente para a aplicação entregar os dados do banco de dados .
Network Access
um verdadeiro dois- camada de cliente - servidor, o banco de dados reside em um computador, o servidor, ea interface de usuário enfrentando é residente em outro - este é o cliente. A aplicação pode residir em qualquer computador . A arquitetura de três camadas envolve três computadores. Um prende a interface do usuário , o outro executa a aplicação ea terceira contém o banco de dados. Uma configuração de camada única (para fins de rede ) tem todos os três residente no mesmo computador .
Benefícios 2 camadas
A principal vantagem de um dois- tier é que ele permite que o software de terceiros para acessar o banco de dados. O software de apresentação e processo não precisa ser empacotado com o sistema de gerenciamento de banco de dados. Esta configuração é comum em planilhas ler dados a partir de um banco de dados central, ou onde o software de geração de relatório acessa dados através de vistas pré- organizadas sobre os dados. O sistema de duas camadas permite que os dados de diferentes fontes a serem reunidos e fundidos , erradicando a redundância de dados e permitindo que diferentes departamentos para beneficiar a partir de dados de cada um.
Desenvolvimento
A modelo cliente- servidor de duas camadas é a base de sistemas de Enterprise Resource Planning . Inicialmente, os sistemas ERP foram escritos por grandes empresas para permitir que as suas contas sejam gerados automaticamente , capturando todos os dados relacionados com as vendas e compras em um banco de dados central. Estes sistemas estão agora acessíveis para pequenas e médias empresas. A capacidade de ligação de acesso de banco de dados para software de negócios regular, como os programas de suíte de produtividade aumenta consideravelmente a acessibilidade dos sistemas cliente - servidor de dois níveis .