Server Message Block (SMB ) é um protocolo de intercâmbio de arquivos que tem suas raízes datam de meados dos anos 1980 , é construído fora dos NetBIOS e serviços NetBEUI que dominaram rede do Windows antes da chegada de um TCP funcionando /IP pilha na década de 1990 , e ainda tem um lugar no pequeno escritório e empresariais arquiteturas de planejamento de rede para este dia. Este protocolo é também chamado de CIFS , embora o nome SMB está em uso mais vasto . Servidores SMB são usados para administrar e manter os serviços SMB através de uma rede ou serviço de Active Directory em um ambiente de rede do Windows. História do SMB
A primeira implementação de SMB veio em Microsoft LAN Manager , em 1987 , e foi uma parte integrada do Windows para grupos de trabalho . Microsoft apresentou uma especificação renovada para SMB em 1997, como o Internet File System comum, que foi baseado fora da implementação SMB lançado em Windows NT 4.0 em 1996.
Uso de servidores SMB
< br >
SMB funciona através de uma arquitetura cliente- servidor, com cada computador na rede usando o protocolo SMB consultando um portal que é roteado para o servidor SMB menos ocupado no cluster. Este protocolo exige que cada cliente seja autenticado com o servidor SMB , que adiciona uma sobrecarga para o protocolo de rede , mas também permite um ambiente mais robusto para aplicativos de compartilhamento e dados. Em uso de escritório de rotina, o tipo mais comum de servidor SMB encontrado é um servidor de impressão Windows compartilhado , acessível a todos os computadores no mesmo domínio de rede.
Microsoft Implementação
Existem duas versões amplamente utilizados do protocolo SMB distribuídos pela Microsoft , a implementação 1.0, que vem com o Windows NT, e foi extensivamente atualizado com o Windows 2000 , ea implementação SMB2 que saiu com o Windows Vista. A implementação 2.0 é compatível com a implementação 1.0, mas oferece aumentos significativos de desempenho quando todos os clientes na rede são da versão mais recente. Windows 7 apresenta SMB 2.1 como um protocolo , que permanece compatível com o nível de SMB- servidor com SMB 2.0
Open Source Implementação
Porque SMB é um protocolo para conexão computadores a redes , as implementações de SMB em outros sistemas operacionais têm sido existentes desde a década de 1990 . A versão de código aberto do SMB é chamado Samba, e tem sido uma parte estoque de distribuições Linux e MacOS X desde 2002. O candidato versão atual do Samba é a versão 3.6 , que contém uma reimplementação quase completa de SMB2 . A versão estável , 3.5, não tem uma implementação SMB2 .