? Redes locais virtuais são criados através da divisão de tráfego em uma rede em várias redes separadas , embora essas redes continuar a executar o seu tráfego através da mesma infra-estrutura de rede física. VLANs permitem que as empresas para executar diferentes tipos de tráfego através da mesma rede . Um exemplo disso é que as empresas executar o seu sistema de telefone através da rede de dados. Infra-estrutura de rede
dispositivos conectados a uma rede são chamados de " nós ". Um nó pode ser um computador , impressora, aparelho de fax ou um outro tipo de " equipamento terminal de dados . " Os nós são ligados entre si por cabos , mas esses cabos não podem ser executados a partir de um nó para outro . A rede precisa de um dispositivo central, onde todos os cabos convergem . Desta forma um nó , ligada apenas a um cabo , pode contactar muitos outros nós . A peça de ligação de hardware para essa função ou é um hub ou switch.
Hubs e Switches
um hub é a forma mais simples de infra-estrutura de rede. Redes com um hub não pode implementar VLANs. Isso ocorre porque o hub não tem poder de computação , é apenas uma caixa eletrônico com uma linha de soquetes. Cada nó na rede se conecta a uma das tomadas no hub. Qualquer sinal de chegar em em um desses soquetes (chamado "portas" ) é imediatamente copiado para todos os outros cabos conectados ao hub. Isso multiplica o tráfego da rede . A forma mais sofisticada de controlador de rede é chamado de um switch ou hub de comutação. A mudança básica é o mesmo que o hub , exceto que ele examina os dados de entrada , que é dirigida a um destino e apenas repete os dados para a porta que tem associado a esse endereço. Esta opção básica é chamado de "switch não gerenciado. " Ele não tem uma interface de usuário que oferece instalações de um operador e , portanto, não pode ser configurado para operar VLANs. Por outro lado , conseguiu switches podem .
Switches gerenciáveis
empresas que querem implementar uma VLAN precisa ter um switch gerenciável no centro de sua rede . Switches gerenciáveis caem em duas categorias : switches corporativos e switches inteligentes. Um interruptor empresa tem um console com um teclado onde o operador pode indicar que as ligações fazem parte dos quais VLANs. Um switch inteligente parece um hub, ou um switch não gerenciado , exceto que ele tem o poder de computação para oferecer opções de configuração. Qualquer um dos computadores conectados ao switch inteligente pode remotamente atuar como seu console. Isto dá a chave inteligente a funcionalidade de um interruptor da empresa, mas a um preço muito mais baixo.
Implementação
Após a definição de cada grupo que se tornará nós em cada VLAN, as portas no switch pertencentes a cada grupo com o nome são definidos com a propriedade do nome VLAN. Algumas portas podem ser rotulados como linhas " tronco " . Essas portas vão transportar o tráfego de todas as VLANs. Troncos são usados onde o tráfego tem de viajar entre switches. O tráfego é dividido para fora em VLANs separadas apenas quando ele está destinado a um DTE . Switch- to- chave de tráfego pode levar mensagens de todas as VLANs.