? Uma rede local virtual é um método de dividir uma rede física em seções , onde os membros de cada seção não estão fisicamente próximos uns dos outros . A VLAN se estende ao longo de toda a rede física , mas o tráfego de VLANs é mantido separado , como se fosse em um sistema separado de cabos. Terminologia
Todos os dispositivos em uma rede que recebe dados são chamados de equipamento terminal de dados , ou DTEs . Cada DTE é um "nó" na rede. Um nó pode ser um computador , uma impressora , um fax , ou qualquer outra parte do equipamento que é o ponto de extremidade de uma transmissão de dados . Hardware de rede não se enquadram nessa categoria . Computadores enviar dados em uma estrutura chamada de pacotes. O pacote contém os dados no corpo e tem um número de cabeças na parte da frente do que os dados , para descrever os dados e encaminhar o pacote . Para a viagem através de uma LAN , esse pacote é convertido em um "frame ", que acrescenta outro cabeçalho na frente. O cabeçalho do quadro inclui um endereço , que está em um formato chamado de endereço MAC. MAC significa Media Access Control , e derivado do número de série da placa de rede que cada dispositivo tem que ter , a fim de anexar a uma rede.
Rede Hardware
Cada nó na rede se conecta a um controlador central através de um cabo a uma tomada em que o controlador . O controlador central contém muitas tomadas e vincula todos os nós juntos. Dois tipos básicos de controladores de existir: um hub e um switch. Um hub não tem o poder de processamento para criar VLANs - tudo que faz é copiar qualquer mensagem que chega em uma porta de saída para todas as outras portas. Os nós da rede recebem todas as mensagens ou não são voltados para esse nó .
Switches
Um switch é mais sofisticado porque ele consulta cada dispositivo conectados a ele para saber seu endereço MAC. Em seguida, ele apenas repete as mensagens recebidas para a porta que tenha associado ao endereço MAC contido no quadro de entrada . A chave básica é chamado um switch não gerenciado e só pode direcionar o tráfego . Ele não pode ser configurado para criar VLANs . VLANs são criadas em switches gerenciados. A categoria switch gerenciável é dividido em dois tipos: switches corporativos e switches inteligentes. Qualquer tipo de switch gerenciável pode criar uma VLAN.
Empresa Switches
O interruptor empresa representa a extremidade superior do hardware de rede . É caro e tem grandes capacidades que são , provavelmente, só necessários para grandes redes complicadas. O interruptor empresa tem um console com um teclado e tem uma gama de opções de configuração que permitem que um operador para manipular o tráfego na rede , alterando as configurações de cada porta do switch .
Smart Switches
um switch inteligente parece com um switch não gerenciado . É apenas uma caixa com tomadas e não tem um console, o que o torna mais barato do que o interruptor empresa. Ele tem as mesmas capacidades que uma chave da empresa, no entanto, e em qualquer computador conectado a ele pode acessar as funções remotamente a criação de uma VLAN.