O Protocolo Bootstrap é mais velho que o Dynamic Host Configuration Protocol . DHCP foi desenvolvido a partir da definição de BOOTP e é geralmente visto como um substituto para ele. DHCP é um método mais eficiente de distribuição de endereços de rede remotamente que seu antecessor. No entanto , BOOTP não foi escrito como um método de atribuição de endereços , e aqueles que o vêem como uma versão mais antiga do DHCP ignorar muito do seu potencial . Background Fotografia de
BOOTP foi desenvolvido em 1985 para criar procedimentos para o gerenciamento remoto de estações de trabalho sem disco. Antes de BOOTP, os administradores de rede tinha que visitar cada estação de trabalho com um disquete para inicializar a estação de trabalho e digite os detalhes de configuração. Estações de trabalho sem disco teve duas grandes desvantagens para os administradores. Em primeiro lugar, a ausência de um disco fixo tornou impossível para arrancar a estação de trabalho fora de um setor de inicialização tradicional. Computadores carregar automaticamente determinados arquivos na memória na inicialização e executá-los - este é o setor de inicialização. O segundo problema é que a estação de trabalho não foi capaz de armazenar todas as configurações , tais como um endereço de rede . Até a estação de trabalho tinha um endereço, ele não conseguia se comunicar com qualquer servidor.
Finalidade
BOOTP resolveu os dois problemas principais de estações de trabalho sem disco. Um pequeno programa , gravados no cartão de rede de computador , sempre executada quando a alimentação atingiu o cartão . O programa enviou um pedido de um endereço IP e , em seguida, usou isso para enviar uma solicitação para um arquivo de inicialização. Assim, tanto a atribuição de endereços e do processo de boot-up pode ser enviada através da rede automaticamente.
DHCP
O Dynamic Host Configuration Protocol foi desenvolvido em 1993. Expandiu-se a estrutura da mensagem de BOOTP e eliminou a necessidade de um arquivo de configuração , incluindo esses parâmetros na mensagem . O trabalho principal de DHCP é como um método de distribuição de endereços IP dinamicamente. Endereços IP estão se esgotando e os prestadores de serviços de Internet e grandes redes raramente alocar endereços IP permanentes. Em vez disso, eles mantêm um pool de endereços para a rede e atribuir um endereço a um computador apenas para a duração da sua conexão. Cada endereço pode ser reutilizado ea rede não precisa de tantos endereços , pois tem computadores. DHCP , com a sua única fase , é um método mais eficiente de distribuição de endereços IP dinâmicos .
Benefício de BOOTP
BOOTP não é um método de entrega de endereços IP como eficiente como DHCP , no entanto, BOOTP pode oferecer mais do que apenas um endereço por causa de sua segunda fase de entrega de um arquivo de configuração . DHCP só pode oferecer esse recurso como parte do Preboot Execution Environment , conhecido como PXE. Apesar de DHCP é um método mais eficiente do que o BOOTP para a distribuição de endereços IP , BOOTP é um método mais simples do PXE para a distribuição de programas de inicialização.