Uma rede de área metropolitana (MAN) é uma rede que interconecta usuários com recursos de computador em uma área geográfica ou região maior do que aquela coberta até mesmo por uma grande rede local (LAN), mas menor do que a área coberta por uma rede de área ampla (WAN) . Uma MAN normalmente inclui múltiplas LANs. Por exemplo, uma empresa pode ter uma LAN em cada um dos seus edifícios e conectar essas LANs a uma MAN. Um MAN também pode ser usado para conectar diferentes organizações na mesma área geográfica. Por exemplo, uma cidade pode ter um MAN que conecte todas as escolas, bibliotecas e repartições governamentais.
MANs são normalmente implementados usando cabos de fibra óptica, embora tecnologias sem fio também possam ser usadas. MANs normalmente operam em velocidades de 100 Mbps a 1 Gbps.
MANs oferecem diversas vantagens sobre LANs e WANs. Por exemplo, as MANs proporcionam maior flexibilidade e escalabilidade do que as LANs. Isto ocorre porque uma MAN pode ser facilmente expandida para incluir novos usuários e recursos. MANs também fornecem velocidades mais altas que WANs. Isso os torna ideais para aplicações que exigem transferência de dados em alta velocidade, como videoconferência e compartilhamento de arquivos.
Algumas das desvantagens dos MANs incluem o seu custo e complexidade. MANs são mais caros para implementar e gerenciar do que LANs e WANs. Isto ocorre porque as MANs exigem equipamentos mais sofisticados e projetos de rede mais complexos. Além disso, as MANs podem ser mais difíceis de proteger do que as LANs e WANs. Isto ocorre porque os MANs estão normalmente mais expostos a ameaças externas.
Apesar destas desvantagens, os MANs oferecem uma série de vantagens que os tornam uma solução valiosa para muitas organizações. MANs oferecem maior flexibilidade, escalabilidade e velocidade que LANs e WANs. Isso os torna ideais para uma variedade de aplicações, incluindo videoconferência, compartilhamento de arquivos e comércio eletrônico.