Você determina se um pacote IPv4 está carregando um pacote ICMPV4, examinando o campo de protocolo
No cabeçalho IPv4.
O cabeçalho IPv4 contém um campo chamado "Protocolo" (geralmente deslocamento de byte 9). Este campo indica o tipo de protocolo de camada superior encapsulada no datagrama IPv4. Se o valor deste campo de protocolo for
1 , significa que a carga útil é um pacote ICMPV4.
Portanto, o processo é:
1.
Obtenha o pacote IPv4: Isso pode envolver a captura de tráfego de rede com ferramentas como TCPDUMP, Wireshark ou software de monitoramento de rede semelhante. Você precisará acessar os dados do pacote bruto.
2.
analisar o cabeçalho IPv4: Você precisa localizar o campo "Protocolo" no cabeçalho IPv4. O deslocamento exato do byte pode depender das opções do cabeçalho, mas normalmente está em um deslocamento conhecido.
3.
Verifique o valor do campo do protocolo: Se o valor for `1`, a carga útil será um pacote ICMPV4. Caso contrário, é um protocolo diferente (por exemplo, TCP, UDP, etc.).
Exemplo (conceitual): Digamos que você tenha um pacote IPv4 representado como uma matriz de bytes. Se você analisar o byte no deslocamento apropriado (normalmente byte 9) para o campo do protocolo e descobrir que o valor do byte é `0x01` (decimal 1), você sabe que é um pacote ICMP. Você pode prosseguir para analisar o cabeçalho do ICMP na carga útil do pacote IPv4 para entender a mensagem específica do ICMP (por exemplo, solicitação de eco, resposta de eco, etc.).
Ferramentas como o Wireshark manipulam isso analisando automaticamente, apresentando a você uma representação legível por humanos do pacote IPv4 e sua carga útil do ICMP, incluindo detalhes como o tipo e o código do ICMP. Mas entender o papel do campo do protocolo é essencial para entender como essa determinação é feita.