Portas seriais e portas COM são a mesma coisa. O termo "porta serial" é o nome genérico para um tipo de interface de comunicação, enquanto "porta COM" é o nome usado pelos sistemas operacionais Microsoft Windows para se referir às portas seriais.
As portas seriais são usadas para conectar dispositivos que se comunicam usando um protocolo serial, que é um método de transmissão de dados um bit por vez em um único fio. Isto contrasta com as portas paralelas, que transmitem dados oito bits por vez através de oito fios.
As portas seriais normalmente são usadas para conectar dispositivos como modems, impressoras e mouses a computadores. Eles também podem ser usados para conectar outros dispositivos, como sistemas embarcados e equipamentos industriais.
O termo "porta COM" vem da época em que os computadores pessoais foram introduzidos pela primeira vez. Naquela época, a maioria dos computadores tinha apenas uma ou duas portas seriais, normalmente identificadas como "COM1" e "COM2". À medida que os computadores se tornaram mais poderosos e mais dispositivos foram conectados a eles, o número de portas seriais em um computador aumentou e os números das portas COM foram estendidos para “COM3”, “COM4” e assim por diante.
Nos sistemas operacionais Windows, as portas COM são gerenciadas pelo gerenciador de dispositivos do sistema operacional. O gerenciador de dispositivos permite aos usuários visualizar as propriedades das portas COM, como taxa de transmissão, bits de dados, paridade e bits de parada. Os usuários também podem usar o gerenciador de dispositivos para ativar ou desativar portas COM.
As portas seriais ainda são utilizadas em algumas aplicações, mas estão sendo substituídas pelas portas USB, que são mais versáteis e oferecem maiores taxas de transferência de dados.