Um endereço IP (endereço de protocolo de Internet) serve como um identificador exclusivo para dispositivos conectados a uma rede, permitindo que eles se comuniquem entre si. Consiste em uma série de números separados por pontos (pontos) e normalmente é representado na forma de quatro octetos, como "192.168.1.100".
O endereço IP indica uma rede de várias maneiras:
Identificação da rede: A primeira parte do endereço IP, conhecida como prefixo de rede ou parte de rede, identifica a rede à qual o dispositivo pertence. Os dispositivos que compartilham o mesmo prefixo de rede são considerados na mesma rede. Por exemplo, se dois dispositivos tiverem endereços IP como “192.168.1.100” e “192.168.1.123”, eles pertencem à mesma rede (192.168.1.0/24).
Identificação da sub-rede: Os endereços IP podem ser divididos em sub-redes, que são divisões menores dentro de uma rede. A sub-rede permite um gerenciamento de rede e controle de tráfego mais eficientes. A parte da sub-rede de um endereço IP identifica a sub-rede específica à qual o dispositivo está conectado.
Identificação do anfitrião: A parte final do endereço IP, conhecida como parte do host ou ID do host, identifica exclusivamente cada dispositivo dentro de uma sub-rede. Dispositivos com diferentes IDs de host na mesma sub-rede podem se comunicar entre si.
Ao combinar o prefixo da rede, a parte da sub-rede e o ID do host, um endereço IP fornece uma estrutura hierárquica para organizar e endereçar dispositivos em uma rede. Ele permite que os dispositivos identifiquem sua própria rede e se comuniquem com outros dispositivos na mesma rede ou em redes diferentes.
Além disso, os endereços IP são essenciais para rotear o tráfego pela Internet. Eles permitem que roteadores e outros dispositivos de rede determinem o melhor caminho para encaminhar pacotes de dados entre redes, garantindo comunicação e entrega de dados eficientes.