Um switch aprende endereços associando endereços MAC (controle de acesso à mídia) às portas do switch por meio de um processo chamado aprendizado de endereço MAC. Veja como um switch aprende endereços:
1.
Recebendo quadros: Quando um switch recebe um quadro de dados, ele lê o endereço MAC de origem do cabeçalho do quadro.
2.
População da tabela de endereços MAC: O switch verifica sua tabela interna de endereços MAC para ver se o endereço MAC de origem já está registrado. Se o endereço MAC não for encontrado na tabela, adiciona-se uma nova entrada com o endereço MAC e o número da porta na qual o quadro foi recebido.
3.
Atualizando tabela MAC: Se o endereço MAC já existir na tabela, mas com um número de porta diferente, o switch atualiza o número da porta. Esta atualização garante que o switch monitore quais portas estão conectadas a quais endereços MAC.
4.
Encaminhamento de quadros: Depois de atualizar ou preencher a tabela de endereços MAC, o switch encaminha o quadro recebido para o destinatário pretendido, enviando-o pela porta apropriada com base no endereço MAC de destino.
5.
Aprendizado contínuo: O switch aprende e atualiza continuamente sua tabela de endereços MAC sempre que recebe um quadro com um novo endereço MAC de origem ou um endereço MAC de origem associado a uma porta diferente.
6.
Mecanismo de tempo limite: Para manter a precisão dos endereços na tabela de endereços MAC, a maioria dos switches usa um mecanismo de tempo limite para endereços aprendidos dinamicamente. Se um switch não receber nenhum tráfego de um endereço MAC dentro de um período de tempo limite predefinido, a entrada desse endereço MAC será removida da tabela.
Ao aprender e manter a tabela de endereços MAC, o switch estabelece um mapeamento dinâmico entre endereços MAC e portas. Isso permite que o switch encaminhe quadros de dados com eficiência entre dispositivos conectados a portas diferentes, garantindo desempenho ideal da rede e garantindo que os dados sejam enviados e recebidos para os destinos corretos.