A Internet foi estabelecida pela primeira vez na década de 1960 por um grupo de acadêmicos cujo trabalho foi coordenada pelo Departamento de Defesa dos EUA. O seu trabalho não teria sido possível sem a teoria das filas , o que os ajudou a determinar o número ideal de servidores eo tamanho dos pacotes de dados necessários para tornar os sistemas funcionam para o uso diário . História
Filas teoria foi inventada na década de 1940 por AK Erlang para estudar dados através de redes de telefonia. Aplicou-se a teoria de redes de computadores no Leonard Kleinrock na década de 1950 , com base no trabalho de James Jackson , que estudou teoria das filas em referência a vários nós.
Significado
teoria das filas é importante para redes de computadores , pois pode prever com precisão o tempo de um computador terá que esperar para os dados que ele pede . Isso vai além de simplesmente medir a quantidade de tempo para uma transferência de dados, mas leva em conta a variabilidade estatística dos pedidos de todos os computadores na rede : por vezes, muitas pessoas querem a transferência de dados , e por vezes não se faz. Quando os pedidos se acumulam, há uma fila (ou uma linha ) e os engenheiros devem prever a duração exata da fila.
Função
Queuing teoria requer apenas três pedaços de informação para prever o tamanho da fila : a variabilidade dos pedidos , o tempo que leva para processar essas solicitações , eo número de filas. No caso do trabalho em rede , o que significa a variabilidade de quais computadores solicitar informações , a quantidade de tempo os servidores necessário para processar o pedido , eo número de servidores.
Considerações
Como o número de usuários na internet aumenta, a variabilidade diminui. Isso permite que os engenheiros usem servidores de forma mais eficiente para lidar com os dados. Além disso , descobrimos que as filas Kleinrock diminuiria se o comprimento dos pedidos diminuiu , levando os cientistas a quebra de dados em pacotes . Pacotes na verdade, aumentar o tempo de transferência de arquivos grandes , mas no geral ele ajuda a Internet por causa das muitas pequenas mensagens que trafegam sobre ele.
Outros Usos
teoria das filas é usado em situações de varejo para prever como clientes a longo vai esperar na fila e é útil para determinar o número ideal de caixas, atendentes de estacionamento , ou funcionários de call center , bem como a forma de projetar a própria linha . Psicólogos têm embelezado neste campo , investigando como as pessoas percebem o tempo de forma diferente , dependendo se eles esperam em grupos , espere depois de inicialmente ser processado , espera se a espera é percebido como injusto, teoria etc
Queueing também é usado em fabricação para determinar quanto tempo vai demorar para criar produtos em que a disponibilidade de materiais é variável.