A arquitetura cliente-servidor é aquele em que o software operacional principal fica em uma máquina de servidor, enquanto as máquinas cliente se conectar a ele com o único processo de entrega e recebimento de informações . Essa arquitetura reduz a carga nas máquinas clientes ao mínimo e passa as tarefas de processamento de fora para o servidor. Embora nem todos os sistemas são assim, há vantagens para este tipo de sistema para determinadas tarefas .
A funcionalidade de uma arquitetura cliente-servidor permite que ele entregar requisitos computacionais das máquinas do cliente para a máquina servidor recursos. As próprias máquinas clientes têm pouco poder ou requisitos de computação e pode ser barato produzido e equipado.
História
A arquitetura cliente-servidor tem sido em torno de décadas , e foi , de facto , o primeiro tipo de computador que foi colocado em uso . Por exemplo, antes da internet, as máquinas clientes foram muitas vezes localizados em escritórios em todo o edifício e estavam todos ligados a uma máquina servidor central. Os clientes que enviam solicitações ao servidor central , que iria processar as tarefas , e notificar as máquinas clientes que a tarefa foi concluída . Um paralelo moderna deste tipo de arquitectura é a Internet . Computadores domésticos conectar a um servidor web , que processa o seu pedido de uma página web, e envia as informações apropriadas de volta para os clientes.
Equívocos
Um equívoco comum sobre uma arquitetura cliente- servidor é que a máquina cliente não tem poder de operação qualquer. Isso é incorreto , já que a máquina cliente deve ter capacidade para enviar e receber informações do servidor. Os tipos de aplicativos que são executados em máquinas clientes , no entanto, são mínimas em comparação com aqueles que são executados no servidor.
Benefícios
Offloading tarefas de processamento de dados para um sistema centralizado é vantajoso em certas situações em que os custos podem ser uma preocupação . Tendo uma máquina central que é capaz de realizar tarefas complexas podem ser mais barato do que o equipamento de múltiplas máquinas com os mesmos recursos . Um modelo cliente-servidor também ajuda a tornar os dados mais seguros em ocupações sensíveis , uma vez que os dados são sempre fisicamente localizado no servidor , e é apresentada apenas nas máquinas clientes .
Potencial
< br >
O modelo cliente-servidor de computação é amplamente em uso e tem um grande potencial de crescimento. Organizações, tais como hospitais , começaram a usar o modelo cliente-servidor para os funcionários de acessar e atualizar os registros a partir de dispositivos portáteis , sem a necessidade de equipar os aparelhos com uma grande quantidade de memória ou poder de processamento.