A compreensão da Web 1.0 é incompleta sem um olhar para a Web 2.0 , o fenômeno atual. Web 1.0 foi caracterizada, principalmente, pelo uso de páginas estáticas. Web 2.0 introduziu a idéia de visitantes afetar ou alterar a página web através de blogs e análises de produtos, entre outras formas. Interatividade
Web 1.0 páginas não permitir que os visitantes a contribuir. Analfabetismo computador e conexões de Internet lentas também contribuiu para estas restrições .
Aplicações proprietárias da Web
A filosofia da Web 1.0 é que os usuários podem baixar o software , mas não pode ver como ele funciona. Aplicações Web 2.0 são open source, com seus códigos-fonte livremente disponível para modificação.
Plataformas
A Web Semântica
A mudança da web 1.0 para a Web 2.0 pode ser visto com a adaptação de melhores navegadores, AJAX , aplicações flash e widgetization , com sites como Flickr e YouTube destacando . Antes dessa mudança , o conteúdo da web foi centralizado , resultando em uma comunicação unidirecional .
Design Elements
Web 1.0 foi também caracterizado pelo uso de conjuntos de quadros , links HTML proprietárias e o envio de formulários HTML via e-mail.
Uso do Modelo web 1.0 Hoje
os recursos de informação on-line oficiais continuam a usar a Web 1.0 , uma vez que esta informação precisa ser relevante e precisas sobre todos os assuntos.
web 1.0 vs. Web 2.0
Porque qualquer um pode publicar informações falsas ou enganosas , sites que usam Web 2.0 abordagens às vezes pode conter informações não confiáveis .