Na área de redes, protocolos são definidos como um conjunto de regras e regulamentos , para os computadores se comuniquem uns com os outros padrões pré- determinados. Estes protocolos definem como um computador deve estabelecer uma conexão, como deve ser abordado, e como ele deve transferir os dados para o destinatário. Atualmente, muitos protocolos de rede são usados em redes de computadores para fins diferentes. Entre todos eles , IP ( Internet Protocol) é o protocolo de rede mais amplamente utilizado em cenários de rede de hoje. Grande parte da cena de hoje de rede global baseia-se nas técnicas de endereçamento fornecidas por IP . Dirigindo
O principal objetivo da IP é fornecer uma técnica de endereçamento significativa a uma rede e os seus elementos. O processo de abordagem emprega que cada nó dentro da rede deve ter um endereço diferente (ou endereço IP) para sessões de comunicação individual . Durante as sessões de comunicação inter- rede , IP é usado para fornecer um único endereço de rede inteira , bem como, o que é útil quando dois nós de redes diferentes tentam se comunicar uns com os outros . Esta pode ser considerada a fundação da " rede de redes ", que é a Internet.
Rede de Convergência
IP é um protocolo amplamente utilizado na formação de uma heterogênea , ou convergentes , rede. A rede heterogênea é um grande conjunto de diferentes redes interconectadas , rodando em diferentes tecnologias. Por exemplo, IP pode efetivamente interligar redes , como Wi-Fi, WiMAX , Ethernet, ATM ( Asynchronous Transfer Mode) , redes de fibra óptica , com o outro , formando uma interface de comunicação global. Este processo de interconexão é facilitado por um sub- protocolo de IP chamado ARP (Address Resolution Protocol) ou NDP ( Network Discovery Protocol)
Rede Segmentação
IP oferece uma facilidade para quebrar uma rede em vários segmentos , de modo que o número máximo de clientes (computadores) podem ser interligados uns com os outros . Este processo é conhecido como segmentação de rede ou sub- rede . Ao segmentar uma rede, diferentes sub- redes podem ser criadas dentro de uma única rede , um processo que pode aumentar a segurança da rede global e tamanho, e pode diminuir significativamente o congestionamento do tráfego de rede. Além disso, outra grande vantagem da segmentação da rede através de IP reside no fato de que a falha de um cliente (nó) não afetará a comunicação entre outros clientes.
Classificação Rede
IP classifica as redes em três classes principais de acordo com os seus esquemas de endereço : ou seja, classe A ( 192.168.0.0 ) , classe B ( 172.16.0.0 ) e ( 10.0.0.0 ) redes de classe C . Cada rede funciona em um nível diferente e contém os clientes na forma de computadores , switches, roteadores e sub- redes ainda interligadas. Além disso, IP fixou o número de clientes para cada classe de rede , por exemplo, uma rede típica de classe C pode facilitar até 65.536 clientes , classe B pode ter mais de 1 milhão de clientes , e de classe A pode abranger mais de 16 milhões de nós em um único rede.
Routing
Routing é o requisito mais importante da Internet , o que é efetivamente abordado e realizado por IP . Routing envolve a comunicação entre duas redes diferentes através de dispositivos chamados roteadores , em um link compartilhado comum como WAN ( wide area network ), Internet , etc Esses roteadores são identificados pelo seu endereço IP diferente , o que acaba se tornando um endereço para acessar uma rede particular, com que um roteador está conectado. Desta forma , IP ajuda a vários usuários , em redes distintas de diferentes cidades , países ou mesmo continentes , para se comunicar uns com os outros de forma fácil e rápida .