Bancos usam uma grande variedade de computadores para realizar regulares, as operações do dia -a-dia . Os computadores permitem pessoal bancários para executar de forma eficiente as transações , as necessidades dos clientes do processo, as tendências futuras previstas , elaboração de relatórios internos e externos , comunicar-se com os principais participantes e gerar lucros . Computadores bancários incluem grandes mainframes - que muitas vezes são grandes o suficiente para encher salas inteiras - para menores , assistentes digitais pessoais portáteis. Computadores mainframe
computadores mainframe que são usados em lojas de instituições bancárias dados referentes a registros de clientes , operações domésticas e outras informações processamento vital . Um grande banco com numerosos ramos pode ter um computador mainframe em sua sede centrais e terminais de ligação localizados em cada um dos seus ramos. Uma das maiores vantagens de um computador de grande porte para o sector bancário é a sua capacidade para realizar de compartilhamento de tempo . Time-sharing permite que vários usuários acessem o mesmo computador ( e seus recursos ) simultaneamente. Mainframes têm velocidades de processamento de dados incrivelmente rápidas e incorporando mecanismos de tolerância a falhas , reduzir os custos do trabalho e apoiar uma ampla gama de cargas de trabalho e processamento ininterrupto. De acordo com o "Compreender Computadores: hoje e amanhã, abrangente", computadores mainframe são muitas vezes referidos como servidores de classe empresarial ou servidores high-end. Exemplos de computadores de grande porte usados por bancos incluem Fujitsu- ICL VME e BS2000 máquinas.
Minicomputadores
minicomputadores são uma classe de máquinas de computação que variam em tamanho entre grandes computadores mainframe e menores, computadores pessoais. Eles funcionam como servidores de Internet e servidores de rede em operações bancárias. De acordo com a " Telecomunicações : Guia de um novato ", minicomputadores permitir que os bancos a mudar a partir de centralizado para processamento distribuído . Os bancos usam minicomputadores como sistemas de armazenamento de arquivos, para executar sistemas de e-mail e realizar operações de Internet. O minicomputador típico é capaz de suportar mais de 64 terminais. Exemplos de minicomputadores usados em bancos incluem as Wang Laboratories 2200 e séries VS e Nova de dados gerais .
Computadores pessoais
Usuários individuais normalmente empregam computadores pessoais para realizar operações . Os computadores pessoais ou microcomputadores, ou função como parte de uma grande rede de área ampla (WAN) ou rede local ( LAN ), ou como independentes, auto-suficientes , dispositivos . PCs utilizados no setor bancário são programados para executar planilhas, processadores de texto e software de banco de dados , além de navegadores e clientes de e-mail . Microcomputadores normalmente utilizados em bancos incluem tablet PCs , notebooks e laptops, computadores de secretária, computadores de bolso , calculadoras programáveis e assistentes pessoais digitais.