Qualquer ato criminoso envolvendo um computador e uma rede pode ser descrito como um cibercrime. Dado o ritmo acelerado de mudança de usos legítimos e ilegais de tecnologias de informática , o cibercrime é uma ameaça constante evolução , e isso é particularmente preocupante por causa da crescente importância que as tecnologias de informação têm para nossas vidas diárias. O que é o cibercrime ?
Cibercrime vem em muitas formas . Informações financeiras representam 78 por cento dos ataques on-line . Por exemplo , as operações de phishing e keyloggers são destinadas a adquirir as informações financeiras das vítimas . De acordo com um relatório da empresa de segurança Symantec , cartões de crédito são o alvo principal e representam 32 por cento dos produtos anunciados na economia subterrânea . As contas bancárias são em segundo lugar , com 19 por cento. Outras formas de cibercrime não são motivados financeiramente , como solicitação sexual de menores, cyber- perseguição e cyber- bullying.
Quem são cibercriminosos ?
Cibercriminosos adiantados eram geralmente solitário indivíduos motivados pela notoriedade , e não por dinheiro . Por exemplo, David L. Smith criou o vírus "Melissa" e computadores infectados por aproximadamente US $ 80 milhões em damage.But ele não obter qualquer receita de seu crime. No entanto, a importância da economia cibernética tornou tentador para o crime organizado, e os cibercriminosos agora operam mais como uma máfia . Por exemplo, o botnet tempestade destrutiva é atribuído ao grupo conhecido como "o Russian Business Network ".
Quanto custa o Cibercrime custo?
Porque cibercrime muitas vezes pode passar despercebido e não declarada , é difícil medir a magnitude exata do problema . No entanto , o crescimento exponencial pode ser inferida a partir do aumento do número de ameaças conhecidas. Em 2002 , havia 20.000 mil ameaças , e até 2008 o número tinha atingido mais de 1,6 milhões. Como resultado, um em cada cinco consumidores online foram vítimas de cibercrime no momento . Isso se traduz em perdas significativas financeira . De acordo com o Internet Crime Complaint Center , a perda média de uma vítima foi de 575 dólares para o ano de 2009, com algumas vítimas de perder milhares de dólares em um único ataque , para uma perda total de 559,7 milhões dólares americanos . Note-se que este valor é apenas para as queixas relatadas ao IC3 : . Os números reais são provavelmente muito maior
Como posso me proteger
O truísmo comum? dizendo que " a melhor defesa é um bom ataque " realmente não funciona no ciberespaço : a melhor defesa é uma boa defesa. Mantenha seu sistema operacional e seu navegador web up- to-date , e sempre navegar por trás de um firewall e um antivírus. Se o computador exibe uma atividade incomum ou se você suspeitar que você está sendo atacado , desconectar da Internet , a fim de evitar uma maior transferência de informações , congelar as contas afetadas e contactar as autoridades .
Quem está lutando contra isso?
no lado jurídico , você pode encontrar informações sobre a lei e crimes cibernéticos na seção Computer Crime & propriedade Intelectual do Departamento de Justiça dos Estados Unidos . Muitos crimes de computador podem ser comunicados ao FBI , que tem equipes especializadas dedicadas à acusação de cibercriminosos. Há também grandes empresas como cuja razão de ser é para fornecer proteção contra cibercriminosos e esforços voluntários como Spamhaus que ajudam a manter o controle de atividades criminosas no ciberespaço Symantec e McAfee .
< Br >