redes de telecomunicações modernos baseiam-se principalmente em dois tipos de cabo. Cabos de cobre mais antigos foram substituídos em muitos casos, por fibra óptica " tubos de luz ", pela primeira vez em cabos submarinos e grandes troncos intermunicipais , e depois diretamente para muitas casas e empresas . Princípios
cabos de cobre transportar informações como um sinal elétrico , que pode ser digital, como em linhas telefônicas analógicas , ou , como no cabo do alto-falante de áudio. Em fibras ópticas , no entanto , os dados são realizadas digitalmente pela luz proveniente de um laser ou diodo emissor de luz . Este viaja ao longo do cabo por meio de reflexão interna total , saltando de um lado da superfície interna do copo para outro e, portanto, seguindo o caminho do cabo.
Bandwidth
Embora novas técnicas podem permitir que os cabos de cobre para realizar muito mais dados do que no passado , na maioria dos casos, as fibras ópticas proporcionam muito maior largura de banda . A primeira geração de cabos submarinos de fibra óptica realizados 280 megabits por segundo , em comparação com apenas 2,5 megabits por segundo por meio de cabos de cobre. Fibras ópticas modernos podem carregar terabits , ou milhões de megabits , por segundo.
Electromagnetismo
Cabos de cobre são inerentemente vulneráveis à interferência eletromagnética. Embora as linhas de fibras ópticas têm componentes metálicos , estas não têm o sinal , por isso, a interferência não é um problema . Os cabos de cobre também pode ser " virado " electromagneticamente , permitindo que o sinal a ser monitorizado de forma encoberta . As fibras ópticas , por outro lado, não pode ser aproveitado sem interromper o sinal.