O modelo cliente-servidor é a base para muitas aplicações de computação acessados por milhões de usuários em uma base diária . Aplicações Web e de e-mail usar arquitetura cliente-servidor , assim, sem este modelo , a vida de muitas pessoas seria muito diferente . Aplicações cliente-servidor normalmente envolvem o computador do usuário - o cliente - solicitando informações do servidor, eo servidor responde com as informações solicitadas. Redes
Networks envolver dois ou mais computadores ou dispositivos de computação , ligados uns aos outros de uma forma que lhes permite trocar dados. Máquinas em uma rede facilitar a comunicação e compartilhamento de dados , enviando e recebendo mensagens. Existem diferentes maneiras para fornecer aplicações usando computadores em uma rede , apenas um dos quais é o modelo cliente-servidor. Entre as principais medidas alternativas é o modelo peer-to -peer , em que cada um dos computadores envolvidos tem uma parte igual das responsabilidades envolvidas no atendimento e solicitando dados.
Nodes
< br >
Cada computador ou dispositivo em uma rede é descrito como um nó. Em um sistema cliente-servidor, ambas as máquinas cliente e servidor são os nós da rede. O nó do servidor é responsável por armazenar e fornecer acesso a dados dentro de uma aplicação cliente-servidor , enquanto o cliente é responsável por fazer solicitações de usuários para serviços que utilizam esses dados. Os dados para uma aplicação cliente-servidor - por exemplo, na Web - pode incluir itens de texto e de mídia, como imagens, áudio e vídeo. Vários clientes podem fazer solicitações simultâneas de serviços de um único servidor.
Aplicações Cliente
aplicações cliente incluem programas de navegação na Web, como o Internet Explorer , Firefox e Chrome . Clientes de email como o Microsoft Outlook eo Mozilla Thunderbird também são amplamente utilizados aplicativos cliente. Ambos são aplicações de Internet , em que o cliente , ou o navegador da Web ou programa de e-mail, lida com o acesso do usuário às informações que estão armazenadas em um servidor. Quando o usuário interage com a interface do usuário para tal aplicação , o programa cliente interpreta essa interação e envia mensagens de solicitação para o servidor, então processa os resultados recebidos antes de apresentá -los para o usuário.
Server Applications
aplicativos de servidor gerenciar dados de aplicativos e lidar com pedidos de clientes para acessar e interagir com esses dados. Servidores Web , servidores de correio e servidores de banco de dados estão entre as aplicações mais comumente usados. Quando um cliente envia uma mensagem de solicitação de um programa de servidor , ele interpreta o pedido, consulta os dados e responde ao cliente , normalmente com os dados solicitados . Para um site , isso pode incluir dados de um banco de dados , juntamente com HTML e conteúdo de mídia armazenados no servidor , estruturados como páginas da web. Para um programa de e-mail , isso pode incluir o conteúdo da mensagem de e-mail e informações associadas.
Mensagens
As mensagens enviadas e recebidas em um aplicativo cliente-servidor são a base para o métodos de comunicação esses aplicativos fornecem. Os clientes e servidores em uma rede enviar solicitação e resposta de mensagens um para o outro para entregar o acesso do usuário aos dados da aplicação. Por exemplo, quando um usuário tenta visualizar uma página Web no navegador , o navegador envia uma mensagem de solicitação para o servidor. O aplicativo do servidor , em seguida, envia uma mensagem de resposta em troca. A mensagem de resposta pode conter o conteúdo da página solicitada , em conjunto com informações descrevendo-o de uma forma o programa de navegador pode interpretar.