O termo "cloud computing" é geralmente usado com uma gama de significados , mas de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) , a computação em nuvem é uma forma de computação distribuída , que fornece rede sob demanda acesso a um pool compartilhado de recursos de computação , tais como aplicações , redes, servidores , serviços e armazenamento. Os recursos estão disponíveis , conveniente e pode ser provisionados e liberados com um esforço mínimo . Os custos de hardware
De acordo com a Novell, servidores corporativos - computadores que gerenciam recursos de comunicação de rede ou de armazenamento de dados centralizados - normalmente executado com capacidade de apenas 15 por cento. No entanto, através do emprego de um modelo de serviço conhecido como Infraestrutura como Serviço (IaaS) , onde os consumidores são capazes de implantar e executar o software , mas não tem controle sobre a infra-estrutura de nuvem subjacente, as empresas podem reduzir , ou eliminar , o custo de funcionamento em casa servidores.
custos de software
Da mesma forma, se as empresas optar por outro modelo de serviço , conhecido como software as a Service ( SaaS ) , nenhum software precisa ser instalado localmente , assim os departamentos de TI e usuários finais economizar dinheiro. No modelo SaaS , aplicativos de software e os dados são armazenados em uma infraestrutura de nuvem e disponibilizados para dispositivos clientes através de uma interface thin client, como um navegador da Web . Os usuários finais podem acessar aplicativos em praticamente qualquer lugar , de qualquer dispositivo com acesso à Internet.
Serviços Flexibilidade
IaaS permitem às empresas ampliar , ou reduzir , suas operações para atender à demanda do cliente. Eles podem adquirir qualquer quantidade de qualquer recurso , a qualquer momento e pagar apenas para a quantidade que eles usam. O uso de recursos pode ser monitorado , controlado e reportado , para garantir a transparência , tanto para os consumidores e para o provedor de serviços. Os serviços podem ser entregues rapidamente - em questão de minutos , em comparação com dias, semanas ou meses, com prestação de serviço tradicional - e, em alguns casos , automaticamente . Além disso , as empresas podem manter as arquiteturas , bancos de dados e sistemas operacionais com os quais eles já estão familiarizados e misturar e arquiteturas de jogo para satisfazer as suas necessidades de negócios. A migração de aplicativos legados para a nuvem, em vez de reescrevê-los , é mais fácil e menos dispendioso.
Segurança
A computação em nuvem permite que os departamentos de TI a gastar menos tempo a implantação e manutenção de hardware e software, e se concentrar em iniciativas estratégicas - segurança, privacidade e outras áreas - que afetam diretamente os negócios . Equipe de segurança do computador pode alienar alguns dos seus mais humildes , deveres inconsequentes e se concentrar apenas em questões de segurança. Como resultado , eles ganham mais experiência e são mais capazes de fazer melhorias de segurança e tomar medidas correctivas .