Os usuários normalmente acessam uma rede por meio de uma LAN (rede local da área) usando uma variedade de dispositivos e métodos, todos com o objetivo de se conectar aos recursos da rede. Estes incluem:
*
computadores (desktops e laptops): Esta é a maneira mais comum. Os computadores se conectam através de cabos Ethernet (com fio) ou Wi-Fi (sem fio).
*
smartphones e tablets: Esses dispositivos móveis se conectam sem fio via Wi-Fi, geralmente usando a mesma rede que os computadores.
*
TVs inteligentes e dispositivos de streaming: Esses dispositivos acessam recursos de rede, como serviços de streaming e conteúdo on-line via Ethernet ou Wi-Fi.
*
impressoras e scanners: Impressoras e scanners conectados à rede permitem que os usuários compartilhem esses recursos em toda a LAN.
*
Dispositivos de armazenamento anexado de rede (NAS): Eles fornecem armazenamento centralizado acessível a todos os usuários na LAN.
*
Internet das Coisas (IoT) Dispositivos: Um número crescente de dispositivos domésticos inteligentes, sistemas de segurança e outros dispositivos de IoT se conectam à LAN.
Em essência, qualquer coisa que precise compartilhar recursos ou se comunicar em uma rede local (como uma casa, escritório ou escola) use a LAN como ponto de acesso. O método específico de acesso (com fio ou sem fio) depende dos recursos do dispositivo e da configuração da rede.