Milhares de empresas e instituições de software TFTP uso em todo o mundo para configurar telefones Voice Over IP , fornecer instalações de inicialização remota ou gerenciar dispositivos embarcados. TFTP é geralmente usado para transferir pequena configuração ou arquivos de inicialização de dispositivos remotos e não fornece os requisitos de autenticação entre máquinas . Por padrão, o TFTP utiliza a porta 69 para enviar os pedidos iniciais de leitura /gravação e , em seguida, usa portas aleatórias para enviar dados e reconhecimentos. A fim de contornar algumas restrições de segurança, é possível alterar a porta pedindo para a porta 80 , que é normalmente reservado para o tráfego HTTP, em sistemas baseados em Unix, editando o arquivo /etc /services . Instruções
1
Criar um backup do arquivo /etc /services usando o seguinte comando :
" cp /etc /services /etc /services.orig "
Editar o arquivo /etc /services pode ser perigoso, e é sempre recomendável ter uma cópia de segurança da configuração original, funcionando.
2
Abra o arquivo /etc /services usando seu ASCII favorito editor. Sistemas operacionais baseados em Unix tem muitas para escolher , como vi, ex e kate . Para este exemplo, usar o vi :
" vi /etc /services "
Você precisará ter acesso root para editar esse arquivo
3
Procure a linha que faz referência a porta do servidor TFTP usando o seguinte comando :
" /tftp "
4
Entre no modo Inserir no vi . Tipo " I " para inserir texto no início da linha . Use as setas para se deslocar para o número "69" nesta linha.
5
Altere o número da porta para a entrada tftp 69-80 , em seguida, pressione "ESC" para sair do modo de inserção no vi .
6
Salve o arquivo usando o seguinte comando :
" : w "
os pedidos de leitura /escrita iniciais para tftp agora vai viajar na porta 80.
7
Saia do arquivo /etc /services , com o seguinte comando:
" : q"